Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Gabinete Médico Veterinário

Hoje em dia é reconhecido que a esterilização dos animais deve ser fomentada para evitar o seu abandono.

Aliás, o incentivo à castração é uma das novas competências das autarquias locais e dos respetivos Centros de Recolha Oficial de Animais.

O Centro Veterinário Municipal de Valongo orgulha-se de ser um dos primeiros Centros de recolha de animais a incentivar a esterilização, executando-a de forma gratuita a quem adotar um animal, desde a sua inauguração no ano de 2004.

A esterilização ou castração consiste na remoção por cirurgia, dos ovários no caso das fêmeas, e dos testículos no caso dos machos, evitando que os animais se possam reproduzir, diminuindo o número de vadios e facilitando a sua adoção.

Contacto:

Rua de S. Domingos – Campo (2.ª, 4.ª e 6.ª)

Passagem Inferior da Estação – Ermesinde (3.ª e 5ª)

Tel. 22 422 30 39
Horário: das 09h00 às 12h00

Página do Facebook

Blog

 

  • Objetivo

    Condução da saúde animal, saúde pública e controlo dos riscos em toda a cadeia alimentar.

    Ao Gabinete de Medicina Veterinária, compete:

    Proceder a ações de proteção da saúde pública, designadamente através da colaboração com os Centros de Saúde Locais, com vista à adoção de medidas em comum, da análise dos projetos de instalação e participação no licenciamento de estabelecimentos de comércio por grosso que laborem com produtos alimentares de matéria -prima de origem animal, estabelecimentos com secção de talho ou peixaria, estabelecimentos de prestação de serviços a animais e estabelecimentos de comércio de animais e de alimentos para animais;

    Colaborar na execução das tarefas de inspeção hígio -sanitária e controlo sanitário das instalações para alojamento de animais, dos produtos de origemanimal e dos estabelecimentos comerciais ou industriais onde se abatam, preparem, produzam, transformem, fabriquem, conservem, armazenem ou comercializem animais ou produtos de origem animal e seus derivados;

    Emitir parecer, nos termos da legislação vigente, sobre as instalações e estabelecimentos referidos na alínea anterior;

    Elaborar e remeter, nos prazos fixados, a informação relativa ao movimento nosonecrológico dos animais;

    Notificar de imediato as doenças de declaração obrigatória e adotar prontamente as medidas de profilaxia determinadas pela autoridade sanitária veterinária nacional sempre que sejam detetados casos de doenças de caráter epizoótico;

    Emitir guias sanitárias de trânsito;

    Participar nas campanhas de saneamento ou de profilaxia determinadas pela autoridade sanitária veterinária nacional do município;

    Colaborar na realização do recenseamento de animais, de inquéritos de interesse pecuário e ou económico e prestar informação técnica sobre abertura de novos estabelecimentos de comercialização, de preparação e de transformação de produtos de origem animal;

    Promover a captura, alojamento, adoção ou abate de canídeos e gatídeos, nos termos da legislação aplicável e em articulação com o canil intermunicipal.

    O/A Médico/a Veterinário/a fica na dependência hierárquica e disciplinar do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, nos termos da lei aplicável.

  • Campanha de esterilização de cães e gatos de Munícipes carenciados

    A fim de assegurar a diminuição da sobre-população animal é essencial o incentivo à esterilização de animais. A Câmara Municipal de Valongo através de um acordo com clínicas veterinárias do concelho levará a cabo um programa de esterilização de animais domésticos, de forma continuada ao longo dos próximos anos, a fim de auxiliar os Munícipes carenciados na esterilização dos seus animais. Para beneficiar desta campanha bastará ter o animal registado na Junta de Freguesia e obter o certificado de proprietário carenciado, caso se enquadre em algum dos seguintes escalões:

    - Proprietário reformado/ empregado com rendimento inferior ao ordenado mínimo nacional;

    - Proprietário desempregado;

    - Proprietário beneficiário do rendimento mínimo garantido.

    Caso deseje mais informações, contacte o Centro Veterinário Municipal, no local ou através do n.º 224223039, nas manhãs de 2ª a 6ª.

  • Legalização dos canídeos dos Munícipes de Valongo

    Mais uma vez, a Câmara Municipal de Valongo irá prestar o auxílio à legalização dos canídeos dos munícipes através da execução de uma campanha de vacinação e colocação de microchips, garantindo desde já a continuidade do baixo preço praticado nos anos anteriores. Esta campanha de proximidade junto das populações permite que os munícipes mais carenciados ou mesmo os mais afastados das clínicas veterinárias, possam legalizar os seus animais.

  • Vacinação anti-rábica e microchip

    Relembramos que a vacinação anti-rábica é obrigatória para todos os canídeos, e o microchip é obrigatório nos canídeos nascidos após Julho de 2008.

  • Adoção

    A melhor maneira para conhecer os nossos animais para adoção é fazer uma visita durante as manhãs (9-12h) ao Centro veterinário Municipal de Valongo na Rua de S. Domingos, em Campo, (2ª, 4ª e 6ª) e na Passagem Inferior da Estação, em Ermesinde (3ª e 5ª).

    MAPA

    Caso não nos possa visitar pode aceder à nossa página de facebook para conhecer alguns dos animais para adoção ou contactar-nos pelo telefone 22 422 30 39.

    Condições para a adoção de um animal

    • Ser maior de 18 anos e mostrar interesse e condições para cuidar do animal
    • Apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão
    • Proceder ao pagamento de 19€ relativamente à vacinação antirrábica e microchipagem do animal

    Mais informação em: http://www.vetmunicipalvalongo.blogspot.pt/p/adopcao-de-animais.html

  • Voluntariado

    Além de uma forte motivação e gosto pelos animais para ser voluntário(a) no Centro veterinário Municipal de Valongo é necessário aferir objetivos por forma a que esse voluntariado seja realmente útil e eficaz.

    As várias vertentes do trabalho de voluntariado são, de acordo com as necessidades, as seguintes:

    • Auxilio na lavagem e escovagem dos animais e manutenção das condições higiénicas das Jaulas;
    • Passeio à trela dos animais nas imediações do Centro:
    • Divulgação dos animais para adoção, bem como, participação nas ações de adoção a realizar no exterior;
    • Colaboração nas ações de sensibilização envolvendo animais e os alunos de escolas que realizamos regularmente durante o ano lectivo;
    • Auxilio nas castrações/ esterilizações dos animais (para voluntários com experiência em medicina veterinária).

     Mais informação em: http://vetmunicipalvalongo.blogspot.pt/2015/01/para-se-juntar-nos-como-voluntarioa.html