“Festa do Mundo” apelou ao diálogo intercultural
O Parque Urbano Dr. Fernando Melo foi palco da III Festa do Mundo nos dias 16, 17 e 18 de Julho, promovendo a troca de experiências entre as várias culturas, através da mostra e divulgação do que cada uma tem de melhor para oferecer.
Os visitantes puderam assistir a diferentes registos culturais, nomeadamente a dança, artesanato, o desporto dos mais diversos países, nunca esquecendo a Cultura Portuguesa. De uma forma lúdica, foi feito um apelo ao diálogo intercultural enquanto forma de pacificação de receios e apelo constante ao respeito e aceitação de novas e diferentes culturas. Nesta iniciativa estiveram presentes e envolvidas várias entidades e associações de imigrantes, numa cooperação salutar que resultou em pleno.
Das várias actividades destacam-se os ateliês promovidos pelo Espaço Infantil Imediato que fizeram as delícias dos mais novos. Foram também muitas as pessoas que frequentaram as aulas e workshops disponíveis ao longo dos três dias do festival, nomeadamente os workshops de “Dança dos Sentidos”, Chi-ball, a Aula de Capoeira e a sessão de “Contos do Mundo”.
A primeira noite do Festival foi preenchida com os tambores da Dança do Dragão, interpretada pela Escola de Artes Marciais Chinesas She-si, que brindou o público com uma fantástica demonstração de Kung Fu. A fechar a noite actuaram os Quest.
Na noite do dia 17, a animação ficou a cargo da Orquestra Ligeira da Banda de Música de Campo, com um concerto recheado de músicas originárias de vários países.
A Festa do Mundo terminou com o espectáculo Danças do Mundo pela Associação de Imigrantes de Lesta – Kalina que apresentaram o folclore dos seus países de origem.
Esta foi mais uma iniciativa do município de Valongo, que constitui uma boa prática na construção de uma sociedade capaz de promover o diálogo e o respeito pela Interculturalidade.


Tags: AVL, Festa, Interculturalidade, Parque Urbano Ermesinde






























Qua, Jul 21, 2010
Partilhar