Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Ação Sénior

O Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Valongo implementou, em Dezembro de 2010, o Programa de Ação Sénior – PAS, dirigido aos/às portadores/as do Cartão Idoso Municipal residentes no Concelho de Valongo.

O PAS surgiu, então, como uma resposta da Divisão de Ação Social, considerando o levantamento de necessidades efetuado neste domínio. Este processo teve por base várias fontes de recolha de informação, designadamente no que concerne aos diversos intervenientes tendo como ponto de partida um feedback informal por parte dos/as seniores, no contexto de várias atividades lúdico-recreativas e de visita a locais de interesse cultural, histórico e/ou de culto dinamizadas pelo Município – como é exemplo o Passeio a Fátima. Para além disso, considerou-se o conjunto de carências, elencadas no contexto de Rede Social, resultantes da insuficiência de recursos humanos e financeiros por parte dos parceiros sociais com intervenção neste domínio.

O Programa de Ação Sénior materializa-se, então, na dinamização de três tipologias de ação com o pressuposto de que o processo de envelhecimento deve ser entendido como uma questão complexa, que necessita de ser aprendida e compreendida nas suas múltiplas dimensões, cujo objetivo principal é o de potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa, solidária, crítica e útil ao seu meio social.

Em termos específicos, o PAS pretende promover o convívio da população; contrariar possíveis níveis de baixa autoestima; desenvolver o sentido de cidadania ativa; apoiar as instituições de acolhimento sénior no desenvolvimento de atividades de ocupação dos tempos livres; alertar para a necessidade de um maior envolvimento das famílias; melhorar/preservar a saúde e a qualidade de vida em geral.

As três vertentes do PAS são de acesso gratuito para os/as portadores do cartão idoso municipal, designadamente: “Educar para Prevenir”, “Academia Sénior” e “Vamos ao Baile”.

“Educar para Prevenir” – tem como objetivos, aumentar os níveis de saúde dos/as participantes, aumentando o conhecimento acerca das doenças relacionadas com a terceira idade, prevenindo e/ou retardando o aparecimento de algumas doenças, mediante a dinamização de sessões de informação, com a apresentação de temáticas que afetam a população sénior, designadamente: alimentação saudável, prevenção de acidentes, diabetes, Hipertensão, incontinência urinária, entre outros.

“Vamos ao Baile” – esta iniciativa visa proporcionar momentos lúdicos, fomentar o convívio e as relações sociais, a aquisição de hábitos de lazer e promover a participação social e comunitária. Tem uma periodicidade quinzenal e decorrerá no 1º andar do Edifício Vallis Longus, junto à Sala das Artes.

“Academia Sénior” – tem como objetivo fomentar e dinamizar a ocupação dos tempos livres dos seniores, através de atividades de cariz académico, lúdico, desportivo e cultural, contribuindo assim para uma melhor integração social e para um dia a dia mais ativo. Presentemente estão a funcionar 4 Pólos – Vila Beatriz em Ermesinde, Cabeda, Campelo e Moirais, nas instalações desativadas do JI de Cabeda/Alfena, da EB1/JI de Campelo/Sobrado e da EB1/JI de Moirais/Campo, com as seguintes atividades:

  • Expressão musical – Disciplina centralizada na prática vocal, complementando-se com a execução instrumental;
  • Expressões Artísticas – Esta disciplina tem como objetivo o desenvolvimento técnico e artístico na área das Artes plásticas, Pintura, Escultura e Cerâmica;
  • Oficina de teatro – o objetivo desta oficina é proporcionar aos alunos, aprendizagem ao nível da interpretação, expressão corporal, voz, dramatização e jogos teatrais;
  • Artes Decorativas – Ensinar diferentes tipos de trabalhos manuais, proporcionando o contato com diferentes tipos de materiais e técnicas, ao nível das artes decorativas;
  • TIC (Informática) – Tem como objetivo a promoção das relações intergeracionais, sociais e acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (internet, facebook, etc.);
  • Inglês – O objetivo desta disciplina é levar os alunos a tomar contacto com uma língua universal e dotá-los de conhecimentos básicos e práticos da mesma;
  • Desporto – Tem como objetivo aumentar os fatores que favorecem a saúde e a boa forma física, elevar a autoestima, combater o stress e o isolamento, através do exercício físico.
  • Boccia – é um jogo, que tem como objetivo colocar as bolas de cor – seis azuis contra seis vermelhas, o mais perto possível de uma bola alvo – bola branca e poderá ser praticado individualmente ou em equipas. É uma modalidade de cariz lúdico-recreativo, promove a competição salutar entre os praticantes, a inclusão, ajuda a estimular as capacidades funcionais e físicas.
  • Português – Visa acima de tudo o contacto com a língua mãe na área da alfabetização, através da leitura e escrita e ainda atualização de conhecimentos da língua, face ao novo acordo ortográfico.
  • Prática Coral– Disciplina centralizada na prática vocal, coro e orfeão.

Se dispõe de tempo livre e tem vontade de adquirir novos saberes e competências, não hesite. Efetue a sua inscrição.

As novas inscrições serão aceites até dia 7 de Abril e os alunos serão admitidos de acordo com as vagas existentes ou que venham a verificar-se.

Para mais informações queira contactar:

Secretaria da Divisão de Educação Ação Social e Desporto – ou Gabinete do Munícipe na Câmara Municipal de Valongo

Av. 5 de outubro, 160 Valongo

Telefone – 224227900

E-mail: deasd@cm-valongo.pt

Informações sobre o Programa de Ação sénior – PAS:

Câmara Municipal de Valongo / Divisão de Educação, Ação Social e Desporto

Telefone: 224227900 / Fax: 224226063 / Telemóvel: 911543599/

e-mail: amrocha@cm-valongo.pt , ou deasd@cm-valongo.pt