Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Outras ações promovidas pelo Município

Campo de Férias TOK’AMEXER Valongo

O Município de Valongo, entidade promotora de campos de férias com o alvará n.º 117 /DRN , no âmbito da sua atividade, tem como missão planear, organizar e executar as políticas municipais em todos os domínios, com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas, as condições de desempenho de todos os parceiros locais e a afirmação estratégica de todos os valores do território municipal.

Os Campos de Férias promovidos pelo Município de Valongo, surgem como resposta a uma necessidade sentida pelos Encarregados de Educação, ao longo dos últimos anos, de respostas locais de ocupação dos tempos livres dos seus educandos, sobretudo, na época de férias escolares.

Enquadrados no Projeto Educativo Municipal de Valongo, pretende-se proporcionar uma ocupação saudável das férias escolares, através da concretização de atividades estruturadas de natureza educativa, desportiva e recreativa. Os Campos de Férias procuram oferecer ainda às crianças e jovens do Município de Valongo um espaço aberto à descoberta individual, aliando divertimento e aprendizagem a partir de diversas áreas de expressão plástica e artística, dos jogos e das atividades ao ar livre.

A organização privilegia metodologias lúdicas e participativas, procurando estimular os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, com vista a um maior desenvolvimento da sua autonomia e têm como base os seguintes princípios:

  • Respeito e promoção pelas atividades desenvolvidas de uma forma organizada e útil no seu crescimento pessoal;
  • Variedade e multidisciplinaridade;
  • Abrangência cultural.

FÉRIAS DE VERÃO – 29 de Junho a 07 de Agosto – 6 aos 11 anos

FÉRIAS DESPORTIVAS – 29 de Junho a 31 de Julho – 6 aos 15 anos

O Campo de Férias TOK’A MEXER Valongo está de volta este Verão com novas atividades, de 29 de junho a 07 de Agosto. A visita ao Parque de Diversões Magikland é a grande novidade das Férias de Verão 2015!
Ao longo de SEIS semanas temos uma série de atividades desportivas, recreativas, culturais e ambientais que estão a ser preparadas para crianças entre os 6 e os 15 anos, que pretende, de ano para ano, inovar e incentivar os jovens para atividades desafiantes, mas também que se divirtam e aprendam.
As inscrições poderão ser efetuadas presencialmente, na Câmara Municipal de Valongo, ou via mail, através do envio de toda a documentação necessária para o endereço tokamexer@cm-valongo.pt
O Regulamento, os programas, as fichas de inscrição e as declarações de autorização estão já disponíveis e podem ser consultados abaixo.

Regulamento

Cronogramas de atividades Férias de Verão

Ficha de inscrição Férias de Verão

Cronogramas de atividades Férias Desportivas

Ficha de inscrição Férias Desportivas

Prémios Concelhios de Mérito Escolar

Enquadrada no Projeto Educativo Municipal, a atribuição de Prémios municipais de excelência e mérito visa distinguir alunos e alunas pela excelência do seu desempenho, trabalho e resultados escolares e formativos, pela sua atitude cívica, pela dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados, ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa. São instituídas duas diferentes categorias:

  1. Prémio de Excelência e Mérito Escolar, que destaca alunos e alunas com melhores resultados escolares.
  2. Prémio de Excelência e Mérito Cívico, que destaca alunos e alunas ou grupos/turmas pelo seu esforço, dedicação, empenho, espírito humanista, altruísta e solidário, sentido de justiça e exercício de cidadania.

A natureza do prémio a atribuir será de natureza simbólica e material e com cariz educativo. Este prémio será definido em função das possibilidades do município e da dinâmica que a interação com o meio disponibilizar e será definida pelo júri em função do orçamento disponível.

Dinamização de Clubes de Teatro nas Escolas

A atividade teatral contribui para ampliar os horizontes dos alunos, melhorar a sua auto-imagem e leva-os a uma prática reflexiva, tendente a romper com estereótipos culturais e preconceitos, ajudando-os a tornarem-se mais críticos e abertos ao mundo em que vivem. Como tal constitui ainda uma ferramenta importante de combate à violência nas escolas, ao melhorar as competências sociais e de comunicação dos e das jovens.

Além disso, tem vindo a ser estudado o contributo do ensino da arte para o desempenho académico e o sucesso educativo, com claras evidências de que as aprendizagens dos/as alunos/as no contexto das artes facilitam as aprendizagens em outras disciplinas através de um processo de transferência.

Enquadrada no Projeto Educativo Municipal de Valongo, com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas de todas as escolas públicas de 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário a participação em atividades artísticas, designadamente em expressão dramática/teatro, surge a Dinamização de Clubes de Teatro nas Escolas.

Esta dinamização assenta na criação de Clubes de Teatro nas escolas onde não existem, através de protocolos com associações culturais locais com profissionais de teatro, financiados pelo Município de Valongo. Este projeto iniciou-se no ano letivo 2014/2015 nos Agrupamentos de Escolas de Alfena, Campo, Ermesinde e Valongo, através de um protocolo com a Associação Cultural Cabeças no Ar e Pés na Terra e culminará com a apresentação de uma mostra de teatro escolar.