Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

CLAS de Valongo

O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Valongo é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local. É constituído por entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos, com intervenção directa ou indirecta na área social e a que ele adiram de livre vontade.

O CLAS de Valongo baseia-se num trabalho de parceria alargada, efectiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social. As decisões tomadas no CLAS de Valongo devem, numa lógica de compromisso colectivo, constituir indicações que influenciem as tomadas de decisão de cada um dos parceiros.

As entidades sem fins lucrativos que pretendam aderir ao CLAS de Valongo deverão formalizar o pedido de adesão mediante o preenchimento e envio da Ficha de Adesão ao CLAS (disponível no separador Formulários e Fichas).

Nos termos do Regulamento Interno, o pedido de adesão das entidades lucrativas e de pessoas em nome individual deve ser acompanhado de uma descrição justificativa ou curriculum vitae, respectivamente. Esta adesão carece de aprovação por maioria do CLAS, depois de analisado um parecer do Núcleo Executivo com base nos seguintes critérios:

  • contributo relevante para o desenvolvimento social local (conhecimentos especializados, intervenção comunitária e financiamento);
  • não representar risco de retirada de dividendos económicos, comerciais ou pessoais.