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Ferroviários
Corajosamente financiado por Fontes Pereira de Melo, a história dos caminhos de ferro foi uma grande aventura humana e o primeiro passo para a globalização mundial.
Ícone da Revolução Industrial, o comboio estreia-se em Portugal em 1856 e assumiu-se como uma importante promessa de desenvolvimento, unindo regiões e garantindo rápidas ligações de pessoas e mercadorias.
O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde, em particular, são indissociáveis da história da ferrovia nacional. O comboio foi o fator que contribuiu de forma decisiva para o progresso e crescimento de Ermesinde, que se tornou no ponto de bifurcação de duas importantíssimas vias-férreas – a do Minho e a do Douro, ambas inauguradas no ano de 1875.
É então que a população de Ermesinde começa a tomar consciência do que representava o caminho de ferro para a valorização das suas terras e das suas produções, assim como para atingir o grande Porto de uma forma rápida e cómoda, pelo que se começa a desenvolver e a fixar junto da estação, que passa a ser praticamente o centro da povoação e do seu comércio e indústria.
Assim, em poucos anos, a estação de Ermesinde conheceu um crescimento notório ao nível do movimento de passageiros/as, bagagens e mercadorias, o que fazia dela uma das mais importantes ferrovias das linhas do Minho e Douro. Em simultâneo surge uma nova classe profissional: os ferroviários.
Em inícios da década de 20 do século XX, procedeu-se a um novo alargamento no âmbito do projeto de ligação com o porto de Leixões, cuja linha também viria entroncar em Ermesinde, constituindo uma nova mais-valia: todas as mercadorias, quer as desembarcadas em Leixões para o centro do país e Espanha, quer as que vinham de Espanha e da província para Leixões, encontrariam em Ermesinde o seu ponto principal de distribuição. Esta linha seria causa de uma transformação completa nos destinos do território. O trânsito de mercadorias, que até então só se fazia por intermédio do Porto, passou a ser feito por Ermesinde, com menos tempo e dinheiro. Ermesinde passaria a ser procurada não só pela sua excelente situação comercial, mas, também, por ser um local aprazível, belo, com largas ruas, belos chalés e passeios arejados.
Anos mais tarde, precisamente a 6 de novembro de 1966, chegava a Ermesinde o primeiro comboio elétrico.