MELHOR MOBILIDADE + SEGURANÇA

Rua do Padrão e Alves Saldanha 2
Rua do Padrão e Alves Saldanha 3
20 Abril 2022

Entre maio e agosto, a Câmara Municipal de Valongo vai levar a efeito um conjunto de intervenções no centro da cidade de Valongo que visam melhorar a qualidade de vida das cidadãs e dos cidadãos.

Esta ação abrangerá a Estrada Nacional 15 (EN15), no troço constituído pela Rua de Alves Saldanha, Rua do Padrão, Rua de São Mamede, Rua Conde Ferreira até ao entroncamento com a Avenida Oliveira Zina, Rua da Misericórdia até ao cruzamento com a Rua da Passagem, e ao longo de toda a extensão da Rua da Passagem.

Tendo como base o conceito de Urbanismo Tático, que se caracteriza por intervenções urbanas de baixo custo e de rápida execução, esta estará focada na melhoria das condições de circulação em modos suaves, como são o andar a pé e em bicicleta. Será potenciada a criação de áreas de jardim, zonas de estar, de lazer e de convívio para moradores/as, bem como pequenas esplanadas para o comércio local. Uma solução muito utilizada nestes projetos é o conceito de parklet, que dá outros usos aos lugares de estacionamento.

Com esta intervenção a EN15 passará, assim, a ter nos troços intervencionados o sentido único nascente-poente, e a Rua da Passagem o sentido único poente-nascente entre a Tv. da Ivanta e a Rua de Alves Saldanha.

Estas alterações permitirão, não só, aumentar o número de lugares de estacionamento, mas, também, o alargamento de passeios e a melhoria da acessibilidade do espaço público. Em conjunto com o desvio do tráfego de pesados de mercadorias da EN15, espera-se que esta intervenção leve à redução de sinistralidade e à melhoria da qualidade do ar.

Com estas mudanças, espera-se que o centro de Valongo se torne um local mais convidativo, que seja cada vez mais uma escolha dos cidadãos e das cidadãs para se deslocarem a pé no espaço público, fazerem exercício, apoiarem o comércio local e, de certa forma, usufruírem mais da sua cidade.

Durante o período acima referido haverão alguns constrangimentos à circulação que serão devidamente comunicados e assinalados, na certeza de que o resultado final justificará os eventuais incómodos causados.