Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Programa ASA “Acreditamos em Seniores Ativos”

asa

O Programa ASA “Acreditamos em Seniores Ativos” surge na sequência do Programa de Ação Sénior iniciado em 2010, na Câmara Municipal de Valongo. Este Programa é dirigido a residentes no Concelho de Valongo, portadores/as do Cartão Sénior Municipal.

O Cartão Sénior Municipal é gratuito e dirigido a residentes no concelho de Valongo, com idade igual ou superior a 62 anos, podendo ser requerido pelo próprio junto do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, Espaços do Cidadão ou Página da internet da C.M.Valongo (http://servicosonline.cm-valongo.pt), mediante apresentação do BI / CC, comprovativo de morada e uma fotografia.

O Programa ASA parte do pressuposto de que o processo de envelhecimento deve ser entendido como uma questão complexa, que necessita de ser aprendida e compreendida nas suas múltiplas dimensões, cujo objetivo principal é o de potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa, solidária, crítica e útil ao seu meio social.

Em termos específicos, o ASA pretende promover o convívio da população; contrariar possíveis níveis de baixa autoestima; desenvolver o sentido de cidadania ativa; apoiar as instituições de acolhimento sénior no desenvolvimento de atividades de ocupação dos tempos livres; alertar para a necessidade de um maior envolvimento das famílias; melhorar/preservar a saúde e a qualidade de vida em geral.

O Programa ASA, de acesso gratuito, engloba várias vertentes:

  • Academia Sénior– tem como objetivo fomentar e dinamizar a ocupação dos tempos livres da população sénior, através de atividades de cariz académico, lúdico, desportivo e cultural, contribuindo assim para uma melhor integração social e para um dia a dia mais ativo. Existem 5 polos: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. Da Academia fazem parte as seguintes disciplinas
    • Expressão musical – Disciplina centralizada na prática vocal, complementando-se com a execução instrumental;
    • Expressões Artísticas/Pintura – Esta disciplina tem como objetivo o desenvolvimento técnico e artístico na área das Artes plásticas, Pintura, Escultura e Cerâmica;
    • Oficina de Teatro – o objetivo desta oficina é proporcionar aos/às alunos/as, aprendizagem ao nível da interpretação, expressão corporal, voz, dramatização e jogos teatrais;
    • Artes Decorativas – Ensinar diferentes tipos de trabalhos manuais, proporcionando o contato com diferentes tipos de materiais e técnicas, ao nível das artes decorativas;
    • TIC (Informática) – Tem como objetivo a promoção das relações intergeracionais, sociais e acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (internet, facebook, etc.);
    • Inglês – O objetivo desta disciplina é levar os alunos a tomar contacto com uma língua universal e dotá-los de conhecimentos básicos e práticos da mesma;
    • Desporto – Tem como objetivo aumentar os fatores que favorecem a saúde e a boa forma física, elevar a autoestima, combater o stress e o isolamento, através do exercício físico.
    • Boccia – é um jogo, que tem como objetivo colocar as bolas de cor – seis azuis contra seis vermelhas, o mais perto possível de uma bola alvo – bola branca e poderá ser praticado individualmente ou em equipas. É uma modalidade de cariz lúdico-recreativo, promove a competição salutar entre os praticantes, a inclusão, ajuda a estimular as capacidades funcionais e físicas.
    • Português – Visa acima de tudo o contacto com a língua mãe na área da alfabetização, através da leitura e escrita e ainda atualização de conhecimentos da língua, face ao novo acordo ortográfico.
    • Karaté – tem como objetivo aumentar os fatores que favorecem a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio.
    • Danças de Salão: Visa melhorar o equilíbrio, a agilidade, a memória e a socialização.
  • ASA 4.0 - O Projeto ASA 4.0 é um projeto na área da literacia digital em parceria com a Fundação Virtual Educa. Tem como objetivo integrar digitalmente a população idosa melhorando a sua qualidade de vida, tornando-a parte da evolução cultural e social da sociedade, promovendo a sua incorporação nas redes sociais que lhes permitam combater o isolamento, conferindo-lhes a possibilidade de interagirem com dispositivos digitais e conteúdos desenvolvidos especialmente para atender às suas necessidades e interesses.
  • Vamos ao Baile - Atividade quinzenal que visa proporcionar momentos lúdicos, fomentar o convívio e as relações sociais, a aquisição de hábitos de lazer e promover a participação social e comunitária.
  • Colónia Balnear - Semana de férias na praia (uma semana para cada freguesia), para melhorar a integração social, combater a solidão e ocupar os tempos livres.

Para mais informações, queira contactar:

Divisão de Educação, Saúde e Ação Social ou Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Valongo
Av. 5 de outubro, 160 Valongo
Telefone – 224227900
E-mail: desas@cm-valongo.pt