Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

75º aniversário da Banda de Alfena

Eventos
27 Set 2015
Bandaalfena2 1 768 978
Adicionar a calendário 2015-09-27 09:00:00 2015-09-27 13:00:00 Europe/Lisbon 75º aniversário da Banda de Alfena 75º aniversário da Banda de Alfena Evento Câmara Municipal de Valongo
75º aniversário da Banda de Alfena

A Banda Musical S. Vicente de Alfena - Valongo, do Centro Social e Paroquial de Alfena, comemora no próximo dia 13 de Outubro de 2015 as suas bodas de Diamante (1940-2015).
Os seus primeiros trinta anos foram acarinhados por sócios e aficionados, que sentiam orgulho na sua Banda de Música e a apregoavam como uma das melhores do norte do país. Os tempos eram difíceis e, apesar de todo o carinho e dedicação, a Banda não resistiu e esteve inactiva durante um ano.
Os apaixonados pela Banda não cruzaram os braços nem esmoreceram no seu entusiasmo, tentando por todos os meios arranjar quem garantisse o apoio financeiro necessário para que a banda se aguentasse.
Com o Centro Social e Paroquial de Alfena a lançar os seus fundamentos, logo a Banda se acolheu à sua protecção. O senhor Padre Nuno Cardoso não se poupou a esforço para fazer da Banda mais um cartaz de propaganda do próprio Centro, que acabava de nascer, e fez da Banda um dos pólos Culturais do novo Centro Social que, além da Assistência e do Desporto, tinha na Cultura uma das suas vertentes essenciais.
Não obstante os encargos que a Banda representava, nem por isso o Senhor Padre Nuno Cardoso deixou de proteger e fomentar o progresso da Banda, pondo ao dispor dos músicos lugares para ensaios, transportes, fardamentos e meios para aquisição de instrumental.
Foi tão preciosa essa ajuda, que, ainda hoje, a Banda de S. Vicente de Alfena, também conhecida por Banda C.S.P.A., se impõe e mantém como um dos cartazes mais salientes da cidade de Alfena.
Actualmente é composta por cerca de 52 músicos, muitos dos quais formados na privativa escola de Música que a Banda mantém, tendo como professora a regente da mesma, a Maestrina Antonieta Moreira, sendo de facto uma das poucas bandas que tem a sua frente uma senhora, e inclusive a Maestrina com mais tempo de regência numa banda filarmónica.
Com o intuito de comemorar a existência desta banda filarmónica, foi desenvolvido um programa de comemorações que elevam esta data tão especial, que contam com as seguintes actividades:

PROGRAMA:

Dia 17 Outubro de 2015
21h00 - Lançamento do Livro Comemorativo dos 75 Anos, no Auditório do Pólo II do Centro Social e Paroquial de Alfena;

Dia 18 Outubro de 2015
9h30 – Entrada da Banda Musical São Vicente de Alfena – CSPA;
9h45 – Bênção do novo fardamento;
10H00 – Eucaristia na Igreja Matriz de Alfena, animada pela Banda de Música;
11h15 – Romagem ao Cemitério nº 1 de Alfena;
14h30 - Inicio do desfile, com a presença da Banda Musical de São Martinho do Campo e Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, desde a Junta de Freguesia de Alfena até à Avenida Padre Nuno Cardoso;
15h00 – Concerto pelas Bandas de Música;
18h15 – Interpretação da marcha “À Banda S. Vicente de Alfena e seus Fundadores”, composta e dirigida pelo Maestro Alberto Madureira;

 

Horário:
00:00 - 23:59
Organização:
Câmara Municipal de Valongo