Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo assinala Dia Internacional dos Museus

Eventos
18 Mai 2019
0001  6  1 768 978
Adicionar a calendário 2019-05-18 15:20:00 2019-05-18 15:20:00 Europe/Lisbon Valongo assinala Dia Internacional dos Museus Evento

O Museu Municipal de Valongo tem desde sempre comemorado o DIM (Dia Internacional dos Museus). Desta forma integra-se numa celebração pensada e criada pelo ICOM (International Council of Museums), que desde 1977 elegeu o dia 18 de maio como data para (re)pensar e dar a conhecer o papel dos museus de todo o mundo, na construção de uma sociedade melhor. Em 2018, milhares de museus espalhados por 158 países participaram no DIM.
Todos os anos é escolhido um tema estruturante, para que todos possam trabalhar a sua realidade em torno de um objetivo comum. Este ano o tema escolhido é “Os museus como centros culturais: o futuro das tradições”
É no seguimento desta linha e aproveitando a exposição patente no Museu “Mineração Romana em Valongo” que estaremos abertos no próximo sábado, dia 18 de maio, entre as 15 e as 18h, para levarmos a cabo uma série de atividades pensadas para a comunidade, nomeadamente:
• Interação com um conjunto de atores que serão romanos por um dia e que darão a conhecer, na primeira pessoa, uma série de pormenores do seu quotidiano, levando os visitantes a um passado com 2000 anos, mas que está na base daquilo que hoje somos, pensamos e continuaremos a fazer…
• Colocação de sinalizadores na exposição que indiquem de forma clara como um pasado de 2000 anos é tão mais presente do que se pode pensar à primeira vista… O que deixaremos aos vindouros?
• Criação de 2 oficinas que estabeleçam pontes entre pasado e presente:
- Mosaico romano, recriado com base na colagem de pequenos quadrados de papel colorido, reaproveitado na construção de elementos decorativos variados;
- Tecelagem romana, executada em pequenos teares para se perceber como os principios básicos da tecelagem romana podem ser usados para criar novos elementos de uso quotidiano.
Apareçam, tragam as crianças e venham ser romanos por um dia!