Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

“Porque Se Fazem As Festas?” em debate em Sobrado

Eventos
22 Jun 2019
A3 jornadasculturais valongo 1 768 978
Adicionar a calendário 2019-06-22 12:12:00 2019-06-22 12:12:00 Europe/Lisbon “Porque Se Fazem As Festas?” em debate em Sobrado Evento

A 4ª sessão de debates das Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas?” irá abordar o tema das “Grandes Festas Populares”, estando agendada para o próximo dia 22 de junho, pelas 16h00, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado, Valongo.

Aproveitando o facto de estarmos em plena época de celebração das tradicionais festas populares, que acontecem um pouco por todo o país, convidamos o público para uma conversa sobre estas manifestações culturais e sobre vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-nos em particular com a festa dos Bugios e Mourisqueiros. Para o efeito, e de forma a abordar o tema, estarão presentes como oradores convidados: José Manuel Pereira Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal; Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho e investigador; Paulo Moreira, do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada; Rafael Marchante, fotógrafo da Agência Reuters; e Rita Ribeiro, coordenadora da equipa de investigação encarregue do estudo da Bugiada e Mouriscada. A sessão contará ainda com a presença de António César Ferreira, presidente da Associação Casa do Bugio. Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, e Hélder Ferreira, presidente da Progestur, serão os moderadores desta sessão.

Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.
Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Fundação Inatel, que conta com o apoio da Universidade Lusófona e das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto (Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Castelo de Vide e Valongo).