Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município de Valongo comemora Jornadas Europeias do Património

Eventos
28 Set 2019
Sons no patrimonio 1 768 978
Adicionar a calendário 2019-09-28 15:50:00 2019-09-28 15:50:00 Europe/Lisbon Município de Valongo comemora Jornadas Europeias do Património Evento

Anualmente, no último fim de semana de setembro, numa iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, assinalam-se as Jornadas Europeias do Património (JEP) sob coordenação, em Portugal, da DGPC. “Artes Património Lazer” é o tema do presente ano.
Valongo, através do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (CDBM) e do Museu da Lousa (ML), leva a efeito algumas atividades com o intuito de se associar a este evento cultural, o mais celebrado e partilhado na Europa.
Assim, no CDBM, na tarde do dia 28 (sábado), a partir das 14h30, haverá lugar à recriação de uma desfolhada, antiga tradição do mundo rural que, cada vez mais, está a desaparecer. Da desfolhada fazem parte o convívio e a animação à volta das espigas de milho, convertendo, de certa forma, o trabalho em lazer. Uma oportunidade para convívio, brincadeiras e degustação, nomeadamente de castanhas, broa, água-pé, vinho novo, biscoitos e café. A desfolhada será recriada pelo Rancho Folclórico Santo André de Sobrado e por todos os que pretendam participar.
No Museu da Lousa, o qual integra o “Roteiro dos Ofícios e das Indústrias”, criado e desenvolvido pela AMP, haverá lugar a “Sons no Património”, no referido dia 28, pelas 21h30, com o concerto dos Murmur.
Mas, ainda antes, entre as 17h45 e as 19h00, tornando este dia comemorativo mais significante, será proporcionada uma visita guiada à exposição do Museu da Lousa, complementada com uma oficina de trabalho em lousa. Tal permitirá aos visitantes um contacto direto com a história desconhecida da Pedra Negra de Valongo, um novo material e novas tecnologias, que certamente despertarão a curiosidade dos participantes, incentivando a sua criatividade e a criação de prazerosas memórias…para fazer jus ao mote “Artes Património Lazer”. A participação nesta atividade no Museu da Lousa é gratuita, mas sujeita a inscrição.