Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Concerto de Natal - Valongo

Eventos
21 Dez 2015
12341074 429736913895155 5404405306498288878 n 1 768 978
Adicionar a calendário 2015-12-21 08:00:00 2015-12-21 17:00:00 Europe/Lisbon Concerto de Natal - Valongo Concerto de Natal - Valongo Evento Câmara Municipal de Valongo
Concerto de Natal - Valongo

 

A Autarquia de Valongo vai levar a efeito no próximo sábado, dia 19 de dezembro, às 21h30, o tradicional concerto de Natal, na Igreja Matriz de Valongo. Este evento conta com o apoio da Paróquia de Valongo e participarão o “Eros Ensemble”, “Os Pequenos cantores de Valongo” e o “Grupo Coral de Nª Srª da Saúde”.

Eros Ensemble

O Eros Ensemble é um grupo que se dedica à “interpretação historicamente informada”, corrente que surgiu desde a década de 70. O concerto de estreia deste ensemble teve lugar em Dezembro de 2014, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. Em Maio último, o grupo apresentou-se em concerto no X Ciclo de Música Sacra de S. Pedro de Rates. É principal objectivo deste grupo interpretar as obras seguindo as fontes fiéis existentes e sobretudo mostrar a sonoridade de quando foram compostas. Tentamos por isso adequar quer a interpretação, quer os instrumentos ao mais próximo do que se ouviria nessas alturas, daí o facto de utilizarmos cópias de instrumentos antigos. O repertório executado pode ir desde o início do séc. XVII até meados do séc. XIX. A formação do agrupamento pode variar consoante a necessidade de cada programa, podendo ir desde 3 instrumentistas até à versão de grande orquestra com coro e solistas. Esperamos poder dar oportunidade também a muitas primeiras audições de muita música desconhecida do público e que deve ser recuperada nas salas de concerto. Composição da orquestra para este concerto: Violino e Direção: André de Castro Violoncelo: André Carriço Cravo: Yenis Pupo Avila Oboé: Andreia Carvalho Alto: Brígida Silva

Pequenos Cantores de Valongo

Os Pequenos Cantores de Valongo são um grupo formado, essencialmente, por crianças entre os 6 e os 15 anos de idade que conta já com 9 anos de serviço à paróquia de S. Mamede de Valongo.
Tem como principal actividade a animação na eucaristia com crianças mas, também, realiza comunhões, casamentos e concertos onde divulga as bonitas vozes dos seus elementos.
Foram já vários os ensaiadores que assumiram o desafio, começando com José Macedo, seguindo-se o Horácio Santos e, nestes últimos anos, o coro é dirigido por Cátia Ferreira. Apesar de várias mudanças as estrelas continuam a ser as nossas crianças e são eles que fazem o sucesso do grupo.

Grupo Coral de Nª Srª da Saúde

A origem do Grupo Coral da Nª Srª da Saúde remonta a 1974, ano em que alguns elementos da comunidade católica que regularmente participavam nas celebrações dominicais na Capela da Nª Srª da Saúde do Susão, decidiram empreender um esforço colectivo com o objetivo de embelezar um pouco essas mesmas celebrações, procurando, simultaneamente, aumentar a participação da comunidade em geral.
Desde 1974 até 1985, o Grupo não funcionou como grupo coral na verdadeira acepção do termo, mas como um grupo de pessoas que procurava dar o seu melhor, sem objetivos concretos a atingir e que apenas se reunia para acompanhar as celebrações dominicais.
Em 1985, é oficialmente constituído o Grupo Coral da Nª Srª da Saúde, tendo aumentado, desde essa altura, o seu âmbito de trabalho. Para além de manter o objetivo inicial e mais importante (o acompanhamento das celebrações dominicais na Capela da Nª Srª da Saúde do Susão), o Grupo propôs-se embelezar o seu reportório, conseguindo dessa forma participar noutro tipo de celebrações, tais como casamentos e outros eventos importantes do calendário católico (Celebração de Natal, Páscoa, Advento) e ainda nas celebrações das cerimónias dos Santos mais venerados nesta Capela (Srª da Saúde, Santa Eufêmea e São Bartolomeu).
O Grupo é constituído por cerca de 23 membros distribuídos entre tenores, sopranos, contraltos e baixos, sendo de realçar o esforço dos responsáveis no sentido de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido.
Atualmente, o Grupo integra também o Grupo Miserere (composto por membros de diversos grupos corais). O objetivo de contribuir para celebração dos Santos Paços da Paróquia de Valongo estendesse a esta partilha de experiências com outros grupos que se revela uma forma de ganhar conhecimentos e experiências.
O Grupo tem como responsável pela direcção do coro Paulo Sousa e como organista Renata Sousa.

Horário:
21:00 - 23:00
Organização:
Câmara Municipal de Valongo