Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Comemorações dos 185 anos do Concelho de Valongo

Eventos
29 Nov 2021
Convite aniversario valongo geral 1 768 978
Adicionar a calendário 2021-11-29 00:00:00 2021-11-29 00:00:00 Europe/Lisbon Comemorações dos 185 anos do Concelho de Valongo Evento

Os 185 anos do Município de Valongo assinalam-se no dia 29 de novembro, segunda-feira. As comemorações iniciam-se às 15h30, no Museu Municipal de Valongo, com a apresentação do segundo volume da publicação «História Económica, Social e Administrativa do Concelho de Valongo 1836 – 1916», da autoria do Professor Joel Mata. A sessão de apresentação do livro terá como apontamento cultural a exposição interativa «Azulejos Vivos», dinamizada pela associação Cabeças no Ar e Pés na Terra.

A Sessão Solene de Comemoração da Elevação de Valongo a Concelho tem lugar às 18h00, no Fórum Cultural de Ermesinde. O apontamento musical com harpa está a cargo do Chorum Dei Laetitia. O momento alto da cerimónia é a atribuição das 47 medalhas de Honra e de Mérito do Município, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo.

Com a Medalha de Mérito, serão agraciados: Carlos Daniel Moreira de Barros (investigador científico distinguido com vários prémios); Fátima Cristina Pinto Coelho Rodrigues (artista plástica); Domingos Fernando da Silva Loureiro (artista plástico e professor na FBAUP); Fernando Manuel Ferreira Araújo (Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João); Fernando de Morais Freitas Seara Sampaio (diretor do Museu do Douro); Luís Miguel da Rocha Ferreira (cineasta, argumentista e ator conhecido como Luís Ismael); João Manuel Simões Rocha (Presidente do Instituto Político do Porto), João Vitor Alves Oliveira (chef Michelin), Rui Filipe Antunes Silvestre (chef Michelin), Sara Jorge Moreira da Rocha (investigadora no I3S e vencedora do Prémio Pulido Valente Ciência 2020).

Pelo inestimável serviço prestado à comunidade durante o período pandémico será também homenageada a Comissão Municipal de Proteção Civil (constituída pelas seguintes entidades Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; Coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz; Comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Emanuel Santos; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca; Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares e Luís Caetano; Presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa; Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; Presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Neves e Cláudia Lima; Diretor Executivo do ACES Maia Valongo, Fernando Filgueiras; Centro Hospitalar Universitário de S. João Pólo de Valongo, Armando Magalhães; Unidade de Saúde Pública/ Autoridade de Saúde Municipal, Miguel Cabral Pinho; Comandante da Polícia de Segurança Pública da Divisão Maia Valongo, Intendente Ana Mendes da Silva; Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana, Capitã Carla Passeira; Representante dos Serviços do Instituto da Segurança Social e Solidariedade, Ana Eugénia Sousa.

Com a Medalha de Honra de Valongo, serão agraciados e receberão o título «Cidadão de Valongo», João Paulo Rodrigues Baltazar, que desempenhou funções como Presidente de Câmara entre junho de 2012 e outubro de 2013; e também todos os Presidentes de Junta do concelho. Da Freguesia de Alfena: Marílio Moreira Cardoso, António Pinto Caetano, Guilherme da Silva Roque, Arnaldo Pinto Soares e Rogério Henrique Palhau. Da Freguesia de Campo: José Marques Coelho, José Carvalho da Rocha e Alfredo Costa Sousa. Da Freguesia de Ermesinde: António Augusto Magalhães Gomes, Jorge Manuel Gonçalves Videira, Casimiro Assunção Gonçalves, António Artur dos Santos Pais, Luís Miguel Mendes Ramalho e João Fernando da Costa Morgado. Da Freguesia de Sobrado: José Pereira da Siva Bessa, António Fernandes Monteiro e Carlos Manuel da Rocha Mota. Da Freguesia de Valongo: João Lino Marques Ferreira, António Alves do Vale e Ivo Vale das Neves.

A título póstumo, a Medalha de Honra será atribuída a António Joaquim Tomé Rebelo, António Augusto Melo Guimarães, João Teixeira Ferreira, António Jorge Castro Moura e Costa e José Soares Carvalho, da Freguesia de Campo; a Alberto de Oliveira Ramalho, Fernando Correia Piçarra e Joaquim Fernandes Teixeira, da Freguesia de Ermesinde; a José Ferreira Marujo, Manuel Moreira Lamas e José Moreira de Carvalho, da Freguesia de Sobrado; a António Augusto Castro Paupério, a Joaquim Ferreira Gomes e a António Marques de Oliveira, da Freguesia de Valongo.