Comemoração dos 180 anos do Concelho de Valongo

Comemoração dos 180 anos do Concelho de Valongo
22 Janeiro 2018

Designação: Comemorações 180 anos
Breve descrição: '- Abertura oficial das comemorações; - Lançamento/apresentação do “Manual Breve da Cidadania Local”; - Lançamento postais antigos do concelho; - Inauguração do monumento escultórico comemorativo dos 180 anos da autoria do artista Domingos Loureiro; - Placas toponímicas em vários arruamentos do concelho; - “Conferência Valongo um Concelho com 180 anos” (recreação histórica pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra; lançamento da publicação da autoria do Prof. Dr. Joel Mata “Contributos para a história económica do concelho entre 1258 e 1835. Perspetivas”; - Inauguração das pinturas morais nas freguesias da autoria do artista Luís Filipe Santos; - Apresentação do projeto “180 anos de Estórias” em parceria com as bibliotecas escolares; - Exposição Trilobites – Museu Municipal;
- Concerto de Música coral e apresentação do património religioso do Mosteiro da Nossa Senhora da Mão Poderosa e Igreja da Santa Rita; - Ação promocional da feira da Regueifa e dos Biscoito no Porto Welcome Center; - IV Feira da Regueifa e do Biscoito numa edição comemorativa dos 180 anos; - Cascatas de S. João e rusga Sanjoanina; - Lançamento da Coletânea Valongo 180 anos de Memórias, no âmbito da feira do Livro e das Artes pela Associação Cuca Macuca;- Couce em Festa; - Apresentação das peças alusivas à festa da Bugiada e Mouriscada; - Exposição principais indústrias do concelho na segunda metade do Séc. XIX e primeira metade do Séc. XX- Expoval; - Ação promocional da Festa do Brinquedo no Porto Welcome Center; - III Festa do Brinquedo, numa edição comemorativa; - Colocação placas identificativas de monumentos e sítios; - Encerramento das comemorações: espetáculo encerramento Pavilhão Municipal com a comunidade escolar/apresentação da Capsula do Tempo; exposição “ A História desconhecida da Pedra Negra de Valongo”; Museu da Lousa; antar de homenageados e apresentação do projeto de gastronomia local em parceria com a APHOR.
Objetivo: O programa cultural das comemorações dos 180 anos do concelho de Valongo, iniciou a 29 de novembro de 2016 e chegou ao fim a 28 de Novembro de 2017. Repleto de iniciativas, das artes ao teatro, à música, exposições, recriações históricas, espetáculos, conferencias, publicações, etc., tiveram um envolvimento da comunidade em geral. Estas comemorações traduziram-se numa proposta global de redescoberta da nossa história que convergiram num conjunto de atividades identitárias do nosso município.
Público Alvo: Associações, coletividades, comunidade escolar e comunidade em geral
Freguesia: Concelho de Valongo
Data: Novembro de 2016 a novembro de 2017
Entidade parceira
Custos Diretos Internos: 70890,82 EUR
  • Materiais
0 EUR
  • Mão de Obra
70142,65 EUR
  • Máquinas e Viaturas
748,17 EUR
Custos Diretos Externos: 77751,18 EUR
  • Aquisição de bens
8764,22 EUR
  • Aquisição de serviços
68986,96EUR
  • Transferências
0 EUR
Contributo ao abrigo da Lei do Mecenato: 0 EUR

Notas explicativas
Custos Diretos Internos: Recursos próprios da Autarquia, que incluem saídas de material de armazém, uso de veículos municipais e mão de obra do pessoal afeto aos serviços em causa.
Custos Diretos Externos: Aquisições de bens e serviços efetuadas no âmbito do evento, bem como transferências correntes realizadas, sob a forma de parcerias e protocolos com entidades diversas, que impliquem uma contraprestação direta para o Município.