Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Recolha seletiva de roupa e calçado

Notícias
Recolha seletiva de roupa e calçado
w6
w5
w1
w3
w4
w2
03 Setembro 2018

O Município de Valongo alargou as soluções disponíveis para a deposição seletiva de roupa e calçado (desperdício têxtil). Com o apoio da Wippytex, Lda foram instalados mais 15 novos contentores wippy (azuis) para a deposição deste resíduo especial.

Estima-se que cada cidadão coloca na recolha de resíduos urbanos cerca de 8 a 10 Kg de roupa por ano, pelo que a partir de agora, os munícipes de Valongo já podem colocar as roupas usadas e/ou estragadas e calçado velho (dentro de sacos plásticos fechados) nesses novos contentores distribuídos pelo município, num total de 35. Nestes contentores também pode depositar carteiras, cintos e outros acessórios de moda desde que possuam a dimensão da boca do contentor azul que permita a sua entrada.

Este tipo de resíduos, pela sua quantidade e pela sua relevância, assumem um papel importante na cadeia de recuperação e reciclagem. Caso o estado da roupa/calçado ainda o permita, poderão ser tratados, para posterior encaminhamento para aqueles que mais necessitam. Caso a qualidade não permita a sua reutilização, então estes materiais serão transformados em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil ou para a recuperação de fibras e obtenção de novos produtos têxteis.

Com esta solução reduz-se a incineração de resíduos/deposição em aterro e reduz-se a necessidade de extração de matérias-primas da natureza para as atividades industriais, preservando o ambiente. Estima-se que 90% do produto recuperado nos contentores seja aproveitado evitando-se deste modo a sua perda total em aterros sanitários.

Saiba a localização dos contentores Wippy, consultado o documento em anexo.

Para mais informações contacte os serviços de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Valongo pela linha grátis do Ambiente: 800 202 099 ou consulte o sitio da internet da empresa Wippytex (www.wippy.pt.)