Obras da futura sede do Parque das Serras do Porto já começaram

Obras da futura sede do Parque das Serras do Porto já começaram
31 Agosto 2018

O Presidente da Associação do Parque das Serras do Porto e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos autarcas de Gondomar, Marco Martins, e de Paredes, Alexandre Almeida, assinalaram no dia 30 de agosto o arranque da obra de reabilitação do edifício que acolherá a futura sede da Associação Parque das Serras do Porto. Trata-se de um edifício icónico localizado no centro da cidade de Valongo, construído há mais de um século, que irá ser requalificado e adaptado para as novas funções. A obra comparticipada por fundos comunitários implica um investimento superior a meio milhão de euros e tem um prazo de conclusão de 240 dias. Para além das indispensáveis zonas de trabalho, a recuperação do edifício que manterá a traça original prevê a construção de áreas de exposição, um pequeno auditório e uma biblioteca. Este equipamento vem enriquecer o Parque das Serras do Porto e marcará uma nova fase na vida da associação intermunicipal, que passará a dispor de melhores condições de trabalho e funcionários próprios. Atualmente o trabalho da Associação do Parque das Serras do Porto está a ser assegurado pelos técnicos das três autarquias que a integram (Valongo, Gondomar e Paredes) e o investimento tem sido realizado maioritariamente na execução dos estudos do território, imprescindíveis para a boa execução do projeto. O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal. O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.