Ação de Limpeza Conjunta do Rio Ferreira de 2018

Ação de Limpeza Conjunta do Rio Ferreira de 2018
18 Setembro 2018

Decorreu entre os dias 10 e 15 de setembro uma ação de limpeza de margens e desobstrução do leito do rio Ferreira em alguns tramos de Campo e Sobrado.
Esta ação de sensibilização foi promovida em conjunto com a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de União das Freguesias de Campo e Sobrado, com a colaboração da Empresa Águas de Valongo, S.A./ Bewater e apoio da LIPOR.
O objetivo principal foi desobstruir algumas zonas do leito do rio Ferreira e, em simultâneo, sensibilizar os proprietários marginais das linhas de água para a necessidade da remoção seletiva de material vegetal (árvores e ramos) que impedem as normais condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos em situações hidrológicas normais ou extremas.
Esta ação esteve aberta à participação da população, tendo também sido recolhidos resíduos sólidos urbanos depositados nas margens dos locais intervencionados, como plásticos, garrafas, pneus e outros.