Dia Municipal para a Igualdade assinalado em Valongo

Dia Municipal para a Igualdade assinalado em Valongo
29 Outubro 2018

No dia 24 de outubro assinala-se o Dia Municipal para a Igualdade. Instituído com o objetivo de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género, este dia pretende promover a igualdade de género e de oportunidades, o respeito e a tolerância pela diferença, a inclusão, a cidadania ativa e os direitos humanos de cidadãos e cidadãs para o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária.
Pioneira no país na preocupação com as questões de género, a Câmara de Valongo faz questão de assinalar esta data anualmente.
No presente ano e no seguimento do que vem acontecendo nos dois últimos anos, o Município de Valongo apresentou uma peça de Teatro sobre a temática da Igualdade de Género e de Oportunidades, cujo público-alvo foram os alunos e as alunas do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Valongo e de Alfena.
A peça exibida foi “Mariana no Caminho da Igualdade” e contou com a presença da reconhecida atriz e Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, Mariana Monteiro. De uma forma descontraída, didática e interativa, procurou-se alertar e ajudar a ultrapassar as situações de discriminação com que as crianças se deparam no dia-a-dia, pelo simples facto de serem meninas ou meninos, sensibilizando, desta forma para a importância da Igualdade de Género e de Oportunidades.
Num auditório repleto, onde se falou de assuntos sérios mas de uma forma divertida, foi contagiante a felicidade e a efusiva participação do grupo que envolveu, no total, cerca de 300 crianças.
A Câmara de Valongo acredita na mudança e aposta especialmente na educação e nas crianças como motor dessa tão desejada mudança. Por essa razão nos últimos 3 anos este dia tem sido assinalado com atividades direcionadas para as Escolas.
No sentido de informar e sublinhar a importância do Dia Municipal para a Igualdade, foi também colocado um Banner, em frente ao edifício da Câmara, alusivo à data.
Ainda no âmbito da Temática da Igualdade de Género, foi realizado, no passado dia 19, um Workshop sobre Linguagem Inclusiva de Género que contou com a participação de 16 técnicos e técnicas de 5 instituições do concelho. O objetivo da linguagem inclusiva de gênero é desconstruir a ideia de masculino como universal, dando igual visibilidade ao masculino e feminino, uma vez que o uso sexista da língua na expressão oral e escrita apenas contribui para reproduzir desigualdades.
Atendendo à importancia que as questões da Igualdade devem assumir, cada vez mais, na sociedade, no próximo ano, o Municipio de Valongo pretende implementar a senama Municipal da Igualdade, durante a qual decorrerão diversas atividades relacionadas com a temática.