Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Congresso Internacional de Mineração Romana e Espeleologia

Notícias
Congresso Internacional de Mineração Romana e Espeleologia
image title
image title
image title
image title
31 Outubro 2018

Congresso Internacional de Mineração Romana e Espeleologia

A exposição «Mineração Romana em Valongo» está patente no Museu Municipal de Valongo, onde até dezembro de 2019, é possível viajar no tempo para conhecer o ambiente fascinante da exploração aurífera da época romana, em dois pisos de área expositiva. A inauguração desta mostra foi um dos momentos mais impactantes da programação do 1º Congresso Internacional de Mineração Romana/3º Congresso de Mineração Romana e Espeleologia, onde especialistas de cinco países – Roménia, França, Espanha, País de Gales e Portugal ­partilharam diferentes experiências sobre a Mineração Romana do Ouro, ao longo do fim-de-semana de 27 e 28 de outubro.

Organizado pelo Alto Relevo - Clube de Montanhismo em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, o Congresso sobre Mineração Romana e Espeleologia visou sensibilizar a população para a importância deste património Romano presente nas Serras do Porto, onde diversos especialistas consideram que está localizado o maior complexo subterrâneo de extração de ouro de todo o Império Romano.

“Não deve ser a força económica a comandar estes processos. Deve ser a força da cultura, a força da geologia, a força da biologia, a força da inteligência humana, a força da identidade. Aqui o objetivo é saber o que é que nós queremos fazer e para onde queremos ir. Nós isso, felizmente, sabemos para onde queremos ir e isso é uma conquista de todos e de todas”, salientou José Manuel Ribeiro.

Além das palestras proferidas no Auditório Dr. António Macedo, este evento sem paralelo que é já uma referência internacional incluiu visitas guiadas ao terreno, para dar a conhecer um dos maiores valores patrimoniais que o território das Serras do Porto possui: A Mineração Romana! Um legado com cerca de 20 séculos em excelente estado de conservação.

Foi precisamente no anfiteatro natural resultante de uma antiga mina de ouro romana, que as conclusões do congresso serão apresentadas, numa autêntica tertúlia in loco realizada no interior da antiga mina romana, onde a resenha do evento e a sessão de brainstorming foram acompanhados pelo concerto «Gaitas Daninhas».