Inaugurada “Rua 100 publicidade” em Ermesinde na EWWR2018

Inaugurada “Rua 100 publicidade” em Ermesinde na EWWR2018
26 Novembro 2018

Em 2018 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorreu entre os dias 17 e 25 de novembro. Uma das ações mais emblemáticas e pioneiras da Semana Europeia da Prevenção foi a “Rua 100 publicidade”.

Assim, a LIPOR, a Câmara Municipal de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde selecionaram a Rua Padre Avelino de Assunção (junto à Igreja de Ermesinde) para ser a primeira “Rua 100 publicidade” da Freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo.

A inauguração da rua decorreu no passado dia 24 de novembro pelas 11h00 e contou com a presença da senhora Vice-presidente Ana Maria Rodrigues e o senhor Vereador Paulo Ferreira em representação da Câmara Municipal de Valongo e do senhor Presidente, João Morgado em representação da Junta de Freguesia de Ermesinde.

Em 2017 foram produzidas na área da LIPOR cerca de 15.500 toneladas de resíduos de prospetos e folhetos publicitários.
Esta produção equivale a:
- 155.000 árvores abatidas;
- 7.750.000 litros de água utilizados;
- Um consumo de energia correspondente a 775.000 lâmpadas.

Urge reduzir esta produção de papel que nos chega diariamente por correio e muitas vezes vai diretamente para reciclar!

A semana Europeia da prevenção de resíduos (EWWR) é uma iniciativa que promove a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana.
Incentiva um vasto grupo de atores (autoridades públicas, empresas privadas, sociedade civil, bem como os próprios cidadãos) a envolverem-se.
A LIPOR associou-se a esta iniciativa desde a primeira edição, estando a decorrer a 10.ª edição. Na área de influência da LIPOR foram registadas 222 ações em todos os municípios e em todas as categorias, o que corresponde a 39% do total de ações a nível nacional.
No restante território (continente e ilhas) foram registadas 343 ações, perfazendo um total nacional de 565 ações registadas.

#EWWR2018 #TogetherWeCan #TodosJuntosConseguimos

#JuntadeFreguesiadeErmesinde