Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

MUNICÍPIO DE VALONGO RECONHECIDO EM BARCELONA COM PROJETO "COMUNIDADE MAIS ESCLARECIDA, COMUNIDADE MAIS PARTICIPATIVA

Notícias
MUNICÍPIO DE VALONGO RECONHECIDO EM BARCELONA COM PROJETO "COMUNIDADE MAIS ESCLARECIDA, COMUNIDAD...
IMG-20181127-WA0001
28 Novembro 2018

O projeto «Comunidade mais Esclarecida, Comunidade mais Participativa» do Município de Valongo foi distinguido com a menção honrosa do «OIDP Award - Best Practice in Citizen Participation», no âmbito da 18.º Conferência Internacional do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Barcelona.
Este ano foram apresentadas 65 candidaturas, provenientes de 26 países de todos os continentes, a este prémio que é atribuído anualmente pelo OIDP com o objetivo de reconhecer as boas políticas públicas implementadas pelos governos locais.
“É com muita honra que recebemos este reconhecimento internacional. Acreditamos que é nosso dever reforçar a Democracia Local, e só o podemos fazer se ajudarmos as pessoas a serem mais informadas, mais esclarecidas e por isso mesmo mais autónomas. Por isso, o Município de Valongo criou várias ferramentas que visam capacitar cada um dos seus cidadãos para serem mais ativos, presentes e responsáveis pelas suas ações. Confiança, Transparência e Cidadania Ativa são pilares e valores que constituem o cimento cívico que pode travar o perigo da mensagem do medo e das soluções fáceis do populismo, que estão a corroer tantas democracias por todo o lado", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na cerimónia de entrega dos prémios.
O projeto «Comunidade mais Esclarecida, Comunidade mais Participativa» agrega diversas iniciativas tais como o Orçamento Participativo Jovem de Valongo, o Orçamento Participativo Eu Conto (para funcionários do Município), o TAClaro (site que descodifica e descomplica a informação financeira do Município construído em parceria com o ISCAP), a Semana da Prestação de Contas, a Semana Europeia de Democracia Local e a campanha "Ler não custa nada!".
“Estas e outras ferramentas pretendem estimular uma participativa cívica ativa dos cerca de 100 000 habitantes, que são os melhores e mais valiosos aliados da boa governação democrática deste concelho formado pelas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e pelas vilas de Campo e de Sobrado”, concluiu o autarca.
O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é a maior rede de governos locais do mundo inteiro, organizações e centros de investigação que querem conhecer e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para aprofundar a democracia.
Em 2018, Barcelona foi durante três dias “a cidade da democracia”, tendo sido abordadas as temáticas relacionadas com a democracia direta, a iniciativa de cidadania e os ecossistemas de democracia inclusiva.