Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município de Valongo distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI

Notícias
Município de Valongo distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
image title
image title
image title
image title
image title
image title
03 Dezembro 2018

O município de Valongo foi distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI, um galardão que reconhece as boas práticas desenvolvidas pelo Município em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

Em clara ascensão ao longo dos últimos três anos, o município de Valongo volta a superar os objetivos e atinge agora um índice de sustentabilidade superior a 70%, fortalecendo a sua posição no panorama nacional, e renovando o seu compromisso para com os munícipes, trabalhando para a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Cineteatro de Estarreja, onde foram lançados os novos projetos “ Rota pela Cidadania” e “O mar começa aqui”, ambos impulsionados pelo sucesso do Programa ECOXXI.
Iniciado em 2005 e inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o programa ECOXXI” é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa e tem como principal objetivo reconhecer e premiar as boas práticas desenvolvidas ao nível dos municípios portugueses, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais na construção do desenvolvimento sustentável e o esforço desenvolvido na implementação de medidas pró-ambientais. O galardão resulta da avaliação de uma Comissão Nacional composta por júris especializados de mais de 40 instituições, e fundamenta-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores.
O município de Valongo estreou-se timidamente neste programa em 2016, mas desde logo alcançou o galardão, assumindo-se como Eco-município, com clara determinação em trabalhar mais e melhor na construção do desenvolvimento sustentável local.