Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo promoveu ExpoVal para recordar o passado, viver o presente, investir no futuro

Notícias
Valongo promoveu ExpoVal para recordar o passado, viver o presente, investir no futuro
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
10 Setembro 2019

Com o lema «Valongo – recordar o passado, viver o presente, investir no futuro», a 14.ª edição da EXPOVAL – Mostra das atividades Económicas do Concelho de Valongo, realizou-se de 4 a 8 de setembro, no Parque Urbano de Ermesinde.

Promovida pelo Município de Valongo, em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Valongo, a EXPOVAL é uma das Mostras de Atividades Económicas com maior impacto na Área Metropolitana do Porto, consolidando-se após cada edição. 

Com entrada livre e gratuita, com 26.300 metros quadrados de área expositiva e um ambicioso programa de animação, o certame foi visitado por cerca de 200 mil visitantes.

“Esta mostra empresarial tem vindo a promover um conceito audaz de empreendedorismo, como motor de desenvolvimento integrado sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, da promoção de potencialidades da região, da atração de investimento e dinamização do tecido empresarial. Investimos muito neste evento bienal para promover e afirmar a atratividade territorial do concelho, tirando partido dos incentivos e valorização dos ativos identitários e diferenciadores dos territórios de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, em domínios como o ambiente, cultura, património e turismo”, considerou José Manuel Ribeiro.

Na abertura do certame, o presidente da Câmara Municipal revelou "boas novidades" para o concelho e em particular para a cidade de Ermesinde: após dois anos de negociações, a autarquia chegou a acordo com os proprietários dos terrenos contíguos ao Parque Urbano de Ermesinde (Rua José Joaquim Ribeiro Teles), de modo a evitar mais construção e garantir a preservação daquele espaço verde. "Salvamos aqueles terrenos de mais construção", disse. José Manuel Ribeiro revelou ainda que será também encetado um processo de diálogo com o Centro Social de Ermesinde, com vista à aquisição do antigo cinema de Ermesinde para que possa ser reabilitado. "É uma profunda dor na alma ver o estado a que chegou o cinema antigo de Ermesinde", considerou.

A programação da EXPOVAL incluiu um conjunto de atividades que se concretizaram numa síntese elucidativa daquilo que melhor caracteriza o concelho de Valongo e a Região, contribuindo sobretudo para consolidar a estratégia de desenvolvimento do Concelho de Valongo. Assim, para além de ser uma mostra empresarial, gastronómica e de artesanato, houve degustação de produtos locais, workshops temáticos, oficinas de artesanato e trabalho ao vivo, desporto radical, showcookings, concertos (Blaya e António Zambujo foram os cabeças de cartaz), e outras atividades. Este ano, a aposta recaiiu também num cartaz de workshops e conferências interessante e diversificado, procurando ir ao encontro de todos os públicos: jovens, adultos desempregados, empresários, artesãos, pais, mães e famílias. Destaque ainda para a temática da alimentação saudável, cidadania digital e coaching emocional no trabalho.

Na edição deste ano, destacou-se também uma maior aposta na sustentabilidade ambiental, que incluiu a promoção do transporte público numa parceria com a CP que disponibilizou bilhetes de ida e volta a 2€ e a campanha da Lipor «Recolha Seletiva em Festas e Romarias». O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante a EXPOVAL quem separar corretamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o Ambiente e para uma causa solidária. Ou seja, quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo.