Valongo promoveu ExpoVal para recordar o passado, viver o presente, investir no futuro

10 Setembro 2019

Com o lema «Valongo – recordar o passado, viver o presente, investir no futuro», a 14.ª edição da EXPOVAL – Mostra das atividades Económicas do Concelho de Valongo, realizou-se de 4 a 8 de setembro, no Parque Urbano de Ermesinde.

Promovida pelo Município de Valongo, em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Valongo, a EXPOVAL é uma das Mostras de Atividades Económicas com maior impacto na Área Metropolitana do Porto, consolidando-se após cada edição.

Com entrada livre e gratuita, com 26.300 metros quadrados de área expositiva e um ambicioso programa de animação, o certame foi visitado por cerca de 200 mil visitantes.

“Esta mostra empresarial tem vindo a promover um conceito audaz de empreendedorismo, como motor de desenvolvimento integrado sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, da promoção de potencialidades da região, da atração de investimento e dinamização do tecido empresarial. Investimos muito neste evento bienal para promover e afirmar a atratividade territorial do concelho, tirando partido dos incentivos e valorização dos ativos identitários e diferenciadores dos territórios de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, em domínios como o ambiente, cultura, património e turismo”, considerou José Manuel Ribeiro.

Na abertura do certame, o presidente da Câmara Municipal revelou "boas novidades" para o concelho e em particular para a cidade de Ermesinde: após dois anos de negociações, a autarquia chegou a acordo com os proprietários dos terrenos contíguos ao Parque Urbano de Ermesinde (Rua José Joaquim Ribeiro Teles), de modo a evitar mais construção e garantir a preservação daquele espaço verde. "Salvamos aqueles terrenos de mais construção", disse. José Manuel Ribeiro revelou ainda que será também encetado um processo de diálogo com o Centro Social de Ermesinde, com vista à aquisição do antigo cinema de Ermesinde para que possa ser reabilitado. "É uma profunda dor na alma ver o estado a que chegou o cinema antigo de Ermesinde", considerou.

A programação da EXPOVAL incluiu um conjunto de atividades que se concretizaram numa síntese elucidativa daquilo que melhor caracteriza o concelho de Valongo e a Região, contribuindo sobretudo para consolidar a estratégia de desenvolvimento do Concelho de Valongo. Assim, para além de ser uma mostra empresarial, gastronómica e de artesanato, houve degustação de produtos locais, workshops temáticos, oficinas de artesanato e trabalho ao vivo, desporto radical, showcookings, concertos (Blaya e António Zambujo foram os cabeças de cartaz), e outras atividades. Este ano, a aposta recaiiu também num cartaz de workshops e conferências interessante e diversificado, procurando ir ao encontro de todos os públicos: jovens, adultos desempregados, empresários, artesãos, pais, mães e famílias. Destaque ainda para a temática da alimentação saudável, cidadania digital e coaching emocional no trabalho.

Na edição deste ano, destacou-se também uma maior aposta na sustentabilidade ambiental, que incluiu a promoção do transporte público numa parceria com a CP que disponibilizou bilhetes de ida e volta a 2€ e a campanha da Lipor «Recolha Seletiva em Festas e Romarias». O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante a EXPOVAL quem separar corretamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o Ambiente e para uma causa solidária. Ou seja, quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo.