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Prémio Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019 atribuído ao Projecto «MAIS VAL»
O Projeto «MAIS VAL - MELHORES APRENDIZAGENS, INOVAÇÃO E SUCESSO EM VALONGO» foi distinguido com o Prémio Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019, na sessão de encerramento do II Encontro de Psicólogos da Administração Local, que se realizou no dia 15 de outubro, no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa.
O Prémio Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa, pretende reconhecer e distinguir psicólogos e serviços de psicologia pertencentes a Municípios e Juntas de Freguesia que tenham desenvolvido projectos relevantes e inovadores nas diferentes áreas da ciência psicológica. Simultaneamente, pretende-se dar visibilidade e demonstrar a importância dos psicólogos, na prestação dos melhores serviços a todos os munícipes.
O «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» é um projeto inovador e ambicioso que visa o combate ao insucesso escolar. Tem como principais objetivos diminuir em 12% a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26% as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos.
Implementado pela Câmara Municipal, o projeto «O MAIS VAL - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» está a ser desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho e tem o envolvimento dos seis agrupamentos de escolas e também das associações de pais. O MAIS VAL implica um investimento superior a 600 mil euros, comparticipado por fundos europeus do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020.
"É um projeto muito rico do qual nos orgulhamos muito e que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Temos de combater o insucesso e o abandono escolar. Por isso apostamos forte e atuamos na primeira fase de aprendizagem. Queremos garantir que todas as crianças sigam um percurso educativo com sucesso", salienta o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, referindo que "este projeto também tem o mérito de formar e sensibilizar a comunidade escolar para as questões da identidade cultural do território de Valongo".
Entre outras, o MAIS VAL inclui medidas que visam a promoção das competências da leitura ou a criação de apoio na transição entre o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, momento identificado como problemático no percurso educativo das crianças e jovens, com repercussões na qualidade do seu sucesso.
A intervenção é multidisciplinar e de forma integrada junto de alunos em risco de abandono escolar ou com comportamentos de risco, e suas famílias, tentando contrariar um dos principais fatores preditores do insucesso.
Valoriza-se a "promoção da participação parental ativa no contexto educativo e o desenvolvimento tecnológico, criando um ambiente de aprendizagem inovador, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem".
No âmbito deste projeto, que também inclui sessões de apoio ao estudo, foram criadas equipas multidisciplinares para intervenção ao nível dos contextos familiares desfavorecidos, contrariando alguns dos fatores preditores do insucesso.