Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Personalidades e Instituições distinguidas nos 183 anos do Município de Valongo

Notícias
Personalidades e Instituições distinguidas nos 183 anos do Município de Valongo
dsc02601
dsc02513
dsc02492
dsc02473
dsc02438
dsc02404
dsc02387
dsc02369
dsc02357
dsc02321
dsc02298
dsc02206
dsc02178
30 Novembro 2019

A Sessão Solene Comemorativa dos 183 Anos do Município de Valongo realizou-se no dia 29 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta cerimónia, foram homenageados personalidades e associações que com o seu trabalho contribuíram e contribuem para o prestígio de um Município em constante valoração.

1. Medalha de Valor Desportivo - ao Clube Desportivo de Sobrado

Ao longo de 50 anos de história, do qual fizeram parte muitas disputas de futebol, com jogos que arrastavam multidões, formou, educou e criou milhares de jovens oriundos não só do concelho de Valongo, mas também de outras regiões do país, tendo neste percurso um papel importante na formação e desenvolvimento de todas as crianças e jovens que fizeram parte das equipas deste clube.
Nesse sentido e por reconhecimento do trabalho que há muitos anos é desenvolvido por esta instituição, pretende-se homenagear aqueles que, coletiva ou individualmente, se destacam dos demais, nas suas áreas de atividade.
Recebeu a Medalha de Valor Desportivo Nuno Fernando Nogueira Bessa, Presidente da Comissão Administrativa do Clube Desportivo de Sobrado.

2. Medalha de Mérito - aos fabricantes do Brinquedo Tradicional

Tem sido aposta deste Município a promoção de iniciativas ligadas às marcas identitárias do Concelho de Valongo, de que é exemplo o Brinquedo Tradicional Português, o qual, em tempos remotos, foi construído em madeira, plástico injetado e chapa flandres;
Atualmente, existe ainda quem continue a fabricar e a preservar esta tradição tão nossa e com uma história cultural tão rica, motivo pelo qual, e de forma a enaltecer o seu trabalho para a preservação de uma marca tão importante, o Município promoveu, pelo quinto ano consecutivo, a Festa do Brinquedo, na freguesia de Alfena, no sentido de divulgar e promover este produto.
Visando a promoção e divulgação desta marca, este ano foi lançada a primeira edição do livro: “Brinquedo Tradicional Português – Uma história a descobrir no Concelho de Valongo” da autoria de Sandra Raquel Silva Rodrigues, cujos grandes protagonistas são as famílias de produtores de brinquedos tradicionais localizados desde o Século XIX.
É intenção deste Município homenagear quem está tão intrinsecamente ligado ao brinquedo, pelo trabalho desenvolvido em prol desta marca identitária.

Receberam as medalhas de Mérito:
António Ascensão Tavares Carneiro
Aurélio dos Santos Ferreira
Joaquim dos Santos Penela - representado pelo sobrinho, Júlio Penela
Waldemar dos Santos Penela - representado pelo filho, Pedro Penela

3. Medalha de Mérito - Associações Concelhias

Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado

Na sequência da Moção do CDS.PP, aprovada por unanimidade em 29 de junho do corrente ano, em sessão de Assembleia Municipal, reunida em Sobrado, à qual o executivo se associou,
foi deliberado a atribuição, por parte do Município de uma medalha visando enaltecer outra das marcas identitárias do município que é as Bugiadas e Mouriscadas, a qual constitui uma fonte etnográfica e cultural riquíssima, que dignifica não só as gentes de Sobrado como o Município. Para a preservação e promoção desta tradição secular,
a Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado, tem tido um papel fulcral, trabalhando diretamente com as comissões de festas constituídas, anualmente, para levar a cabo a festa de S. João de Sobrado, apoiando-as e representando-as oficialmente. A referida associação é responsável pela organização e realização desta atividade secular na ausência de comissão de festas constituída, constituindo parcerias, angariando fundos, tendo em vista, também, a manutenção e conservação do edifício sede.

Recebeu a Medalha de Mérito César Marques Ferreira, Presidente da Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de São João de Sobrado

Banda Musical de S. Martinho de Campo

A Banda Musical de São Martinho de Campo, que este ano completa 90 anos de existência ao serviço da comunidade, foi Fundada em janeiro de 1929.
Esta instituição possui largos anos de grande e destacável atividade, nomeadamente:
- Possui, desde junho de 2012, o Estatuto de Utilidade Pública;
- Fundou, em março de 2015, o Espaço Musicultural de Campo (sede da Banda e escola de música);
- É inúmeras vezes requisitada no concelho de Valongo para atuações nas mais variadas festividades, romarias, celebrações religiosas, concertos, etc.;
- Assume, frequentemente, o papel de banda convidada em eventos realizados noutros concelhos, nos mais variados pontos do país, tal é notável o seu desempenho;
Promove, com alguma regularidade, intercâmbios com outras bandas musicais, nacionais e estrangeiras;
- Aposta na formação de músicos e de públicos (note-se que, nos últimos anos, a Escola de Música da Banda preparou para exames de admissão perto de 40 alunos);
- Presta relevantes serviços à comunidade em geral, no fomento da cultura e da arte solidária. Em março de 2015 inaugurou as suas novas e modernas instalações, sendo estas uma referência a nível nacional no panorama das bandas filarmónicas. Participou em julho de 2018 no concurso internacional de Bandas Filarmónicas e Orquestras de Sopro DIFFWINDS 2018 na Cidade de Differdange no Luxemburgo onde arrecadou o 1º Lugar na classificação geral, na categoria de Bandas Filarmónicas.
Recebeu a Medalha de Mérito, Jorge Benido, Presidente da Banda Musical de S. Martinho de Campo

4 - Medalhas de Honra – Presidentes de Câmara
Os presidentes de câmara, representantes do poder local e líderes dos executivos municipais, exercem um papel preponderante ao nível do desenvolvimento, promoção e salvaguarda dos direitos da população;
São os presidentes de câmara que visam, com o seu trabalho, melhorar o nível de vida da população, promover a sua integração, ordenar o território e delinear, conjuntamente com o executivo, o futuro das cidades e dos concelhos;
É inegável o contributo e a marca que, cada um deles deixou na formação e desenvolvimento do nosso concelho, deixando, pelo percurso desenvolvido, um lugar na história de Valongo;
Propõe-se a atribuição de medalha de honra, agraciando com o título de cidadão de Valongo, as seguintes individualidades que desempenharam a função de presidentes de câmara:

Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo – Impossibilidade de estar presente

A título póstumo:
Brigadeiro Aires Fernandes Martins - recebeu a medalha de Honra a sobrinha, Maria Teresa Leão Moreira Dias

João Moreira Dias - recebeu a medalha de honra a viúva Eduarda Dias

- Medalha de Honra – Sargento Ajudante Gil Fernando Paiva Benido

Nasceu a 2 de junho de 1975, em Campo, localidade onde viveu ao longo de toda a sua vida, tendo vindo a falecer, de forma abrupta, aos 42 anos, vítima de ataque terrorista no Mali, deixando a sua mulher e duas filhas, de 15 meses e 11 anos.
Abraçou uma carreira no exército português, que integrou em regime de voluntariado.
No exército, efetuou trajeto meritório, expresso não só nas progressões na carreira, mas também no reconhecimento público das suas competências e capacidades por parte daqueles, designadamente superiores hierárquicos, com quem privou ao longo dos anos.
A sua formação e especialização, a par do talento que revelava no domínio das transmissões, da informática e eletrónica levaram-no a ser selecionado para 3 missões em que o exército português integrou missões da Nato e/ou ONU, designadamente em 2003 (Timor-Leste), 2010 (Afeganistão) e 2017 (Mali), sendo no contexto desta última que viria a falecer na sequência de ataque terrorista.
A sua morte precoce constituiu irreparável perda não só para a família, mas para toda a comunidade onde estava inserido.
Recebeu a medalha de honra a viúva Dalila Susana Moreira Silva Cunha.

A cerimónia foi abrilhantada por momentos musicais a cargo dos Pequenos Cantores de Valongo e de André Castro.