Deposição ilegal de resíduos no Fojo das Pombas

img_20200114_101119
dscn3086
15 Janeiro 2020

O Município de Valongo torna público e expressa a sua indignação perante o despejo ilegal de resíduos no Fojo das Pombas, na Serra de Santa Justa, nomeadamente óleos, pneus entre outros, que indiciam provir da reparação de automóveis.

Perante o alerta de um Munícipe foi denunciada a situação à BriPA – Brigada de Proteção Ambiental da PSP, que registou a ocorrência.

O Município de Valongo está de momento a promover a retirada dos resíduos e a descontaminação do local, contudo alerta a população para o eventual risco de contaminação das águas que abastecem o lavadouro e fontanário da Ilha, decorrentes do óleo derramado.

O Fojo das Pombas é uma antiga mina de exploração de ouro e integra o maior complexo subterrâneo aurífero Romano, e alberga espécies de conservação prioritária, como o feto Trichomanes speciosum e algumas espécies de morcegos.

Apelamos a todos os cidadãos que, perante situações similares as denunciem, contactando para o efeito:
BriPA – Brigada de Proteção Ambiental, da PSP – 22 209 20 00 ou do email: bripa.porto@psp.pt
SEPNA – Serviço de Proteção à Natureza, da GNR – 808 200 520 ou do email: sepna@gnr.pt
Divisão de Ambiente - Câmara Municipal de Valongo – 22 422 79 00 ou do email: ambiente@cm-valongo.pt