-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Ministra da Saúde inaugurou três novos equipamentos e presidiu à apresentação do Plano Municipal de Saúde de Valongo
Ministra da Saúde inaugurou três novos equipamentos e presidiu à apresentação do Plano Municipal de Saúde de Valongo




























A apresentação pública do «Plano Municipal de Saúde 2019/2025 | Valongo: Mais e Melhor Saúde» realizou-se no dia 17 de janeiro, no Fórum Cultural de Ermesinde, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Diretor do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Henrique Barros.
Alinhado com os objetivos da Organização Mundial de Saúde até 2025, este documento estratégico elaborado em parceria com o ISPUP reforça a inovação, a dinamização de sinergias territoriais, a articulação de organizações e ações, bem como o envolvimento da comunidade. “O nosso propósito é adequar as respostas públicas às reais necessidades da população. A qualidade de um município mede-se, cada vez mais, por índices de desenvolvimento humano. O que estamos a lançar agora são as condições para que Valongo consolide, nos próximos anos, a sua posição no pelotão da frente dos municípios saudáveis”, considera José Manuel Ribeiro.
Após a apresentação do Plano Municipal de Saúde, Marta Temido inaugurou também os Consultórios de Saúde Oral da Unidade de Saúde da Ermesinde - Bela e da Unidade de Saúde de Valongo. Estes dois consultórios vão servir cerca de 95.000 utentes inscritos do concelho de Valongo e resultam de um investimento conjunto do Município de Valongo e do Governo da República. A autarquia investiu 90.000€ para que os dois consultórios de saúde oral se tornassem realidade.
A visita da Ministra da Saúde ao concelho de Valongo terminou com a inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde de Campo. Localizadas na Rua do Borbulhão, este equipamento de saúde serve aproximadamente 9.000 utentes e veio substituir as anteriores instalações em pré-fabricado, assegurando mais qualidade e humanização nos cuidados de saúde primários.
Marta Temido elogiou estes “bons exemplos de dinamismo”, considerando que “fazem a diferença e são uma melhoria da vida das pessoas”.
Valongo: Mais e Melhor Saúde| Plano Municipal de Saúde 2019/2025