Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Ponto de situação dos trabalhos de descontaminação do Fojo das Pombas

Notícias
Ponto de situação dos trabalhos de descontaminação do Fojo das Pombas
img_7793
img_7794
img_7796
img_7799
img_7800
img_7802
img_7807
img_7809
img_7820
img_7834
img_7835
03 Fevereiro 2020

Prosseguiram neste fim de semana, os trabalhos de descontaminação do Fojo das Pombas, na sequência do crime ambiental ocorrido em janeiro. Os técnicos das Divisões do Ambiente e da Logística da Câmara Municipal de Valongo, com o apoio dos espeleólogos do GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo, procederam à recolha de terras contaminadas para sacos e à colocação de rolos e mantas de retenção para conter os hidrocarbonetos no lago, a cerca de 80 metros de profundidade. Os trabalhos serão finalizados em breve com recurso a uma grua e trabalhos especializados.
Além do Fojo das Pombas, também o Fojo denominado G1 foi utilizado para depósito ilegal de lixo, designadamente óleos, tendo já sido concluídos os trabalhos de limpeza e descontaminação.
Além do GEM, inicialmente auxiliaram nestas operações os Bombeiros Voluntários de Valongo e posteriormente a Autoridade Marítima.
No decurso dos trabalhos foram descobertos alguns anfíbios que por estarem contaminados com o óleo derramado foram recolhidos e entregues no Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia. Aguarda-se a sua recuperação para posteriormente serem devolvidos à Natureza.
Os fojos existentes na Serra de Santa Justa, que integram a área de paisagem protegida do Parque das Serras do Porto, são cavidades resultantes das antigas minas de exploração de ouro do maior complexo subterrâneo aurífero Romano. Atualmente albergam espécies de conservação prioritária, como o feto Trichomanes speciosum e algumas espécies de morcegos.
Este crime ambiental e arqueológico foi participado às autoridades competentes.
Em caso de crime ambiental, denuncie:
BriPA – Brigada de Proteção Ambiental, da PSP – 22 209 20 00 ou do email: bripa.porto@psp.pt
SEPNA – Serviço de Proteção à Natureza, da GNR – 808 200 520 ou do email: sepna@gnr.pt
Divisão de Ambiente - Câmara Municipal de Valongo – 22 422 79 00 ou do email: ambiente@cm-valongo.pt