Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura

Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura
13 Fevereiro 2020

No passado dia 11 de fevereiro a Biblioteca Municipal de Valongo acolheu a Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL2027).

Participaram 35 alunos, do 1º, 2º e 3º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Ermesinde, São Lourenço e Vallis Longus.

Os alunos participantes realizaram uma prova escrita seguida de uma prova oral, a partir de obras previamente selecionadas pelo júri, nomeadamente:
1º ciclo - "O Dia em que o mar desapareceu", de José Fanha;
2º ciclo - "Os Três Reis Magos do Oriente", de Sophia de Mello Breyner Andresen;
3º ciclo - "A História do Senhor Sommer", de Patrick Süskind.

Integraram o júri: Manuela Antunes e Paula Usha (professoras bibliotecárias), Maria Artur Barros (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares) e Laura Moreira (Bibliotecária e Chefe das Bibliotecas e Arquivo da Câmara Municipal de Valongo).

Ficaram apurados os seguintes alunos vencedores:
1.º ciclo
- Beatriz Rodrigues Ribeiro (Agrupamento Escolas Vallis Longus)
- Matilde Franco Barbosa (Agrupamento Escolas de Ermesinde)
- Rafael Ferreira Duarte (Agrupamento Escolas São Lourenço)

2.º ciclo
- Tiago Fernandes Rodrigues (Agrupamento Escolas Vallis Longus)
- Diogo André Costa Silva (Agrupamento Escolas Vallis Longus)
- Lucas Filipe Conde Araújo (Agrupamento Escolas Vallis Longus)

3.º ciclo
- Daniel José Silva Cardoso (Agrupamento Escolas São Lourenço)
- Gonçalo Almeida Duarte (Agrupamento Escolas São Lourenço)
- Leonor Sousa Lopes (Agrupamento Escolas de Ermesinde)

Estes 9 vencedores representarão o Município de Valongo na Fase Intermunicipal, que se realizará no dia 22 de abril, em Vila Nova de Gaia.

Todos os participantes receberam um Certificado de Participação e os vencedores uma uma lembrança representativa do concelho.

A complementar esta iniciativa marcou presença, a ilustradora Carla Monteiro, que fez uma visita guiada às suas obras patentes na exposição "20 anos de cor(ação)".

Parabéns a todos os participantes! Todos demonstraram gosto de ler e conhecimento das obras.