Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Projeto «Eu e a Minha Reforma» arranca dia 21 de outubro

Notícias
Projeto «Eu e a Minha Reforma» arranca dia 21 de outubro
07 Outubro 2020

PROJETO INOVADOR PARA COMBATER O DÉFICE DE LITERACIA FINANCEIRA E DIGITAL DE PESSOAS COM MAIS DE 55 ANOS ARRANCA NO PRÓXIMO DIA 21 DE OUTUBRO

«Aprenda a melhor gerir o seu dinheiro!» é o mote da iniciativa Laboratórios de Literacia Financeira do programa Eu e a Minha Reforma que inicia no próximo dia 21 de outubro, com uma sessão on line. A nova edição deste programa de educação financeira e digital, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com a Câmara de Valongo, funcionará no formato de Laboratórios com sessões de trabalho online.

Eu e a Minha Reforma é uma iniciativa que surge para dar resposta ao problema social do défice de literacia financeira e digital da população, com mais de 55 anos.
É um programa de capacitação que visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam uma tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira e prejudicar seriamente o bem-estar e a qualidade de vida de cada um, com custos familiares e sociais.

A par da capacitação financeira, os participantes terão oportunidade de desenvolver competências digitais, que lhes permitam beneficiar das “facilidades” de utilização dos serviços digitais, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros, ao dispor de todos os Cidadãos.

O programa prevê a realização de várias iniciativas, entre as quais se destacam os “Laboratórios de Educação Financeira”, que acontecerão sob a forma presencial ou on line, entre setembro de 2020 e dezembro de 2022 e contarão com a participação de entidades externas, tais como a Associação Portuguesa de Seguradores, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a PricewaterhouseCoopers.

A sessão de arranque no Município de Valongo terá lugar no próximo dia 21 de outubro, às 14h30, através de uma Plataforma online.

A primeira edição dos “Laboratórios de Educação Financeira” decorrerá online, e prevê a realização de sessões orientadas com uma lógica pedagógica eminentemente prática, fazendo com que haja forte interação com os participantes para que se sintam incentivados a colocar dúvidas e questões.

Mais informação através do 226 101 189 ou por email para eueaminhareforma@facm.pt.

O projeto Eu e a Minha Reforma é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, e esta edição que agora inicia é fruto de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e os municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo, Vila Nova de Gaia.