Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo, Cidade Utópica

Notícias
Valongo, Cidade Utópica
13 Novembro 2020


A Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo assinaram hoje o protocolo de cooperação científica e sociocultural, no âmbito do projeto “Valongo, Cidade Utópica”. Este projeto integra-se no Programa Utopia500 e visa inspirar jovens e incentivar a sua participação cívica, promover a sustentabilidade, a responsabilidade cívica, o serviço comunitário, o respeito pela natureza, a inclusão e a preservação do património histórico e cultural e fomentar a procura de soluções criativas para problemas identificados.
O Projeto “Valongo, Cidade Utópica” tem como objetivo promover a forma de pensar utópica (prospetiva, holística, crítica e criativa) nas escolas do município com vista à construção participada de um futuro sustentável para a região.
O projeto promove workshops e oficinas que abordam temas como a sustentabilidade social, económica, geracional e ambiental, promovendo as ideias de responsabilidade cívica, serviço comunitário, inclusão, igualdade de género, multiculturalidade e respeito pela natureza e oferecendo informação científica sobre a crise ambiental, as alterações climáticas e os princípios da economia circular e pós-descartável.
Os workshops são dinamizados pela equipa de estagiários Erasmus+ do Projeto e desenvolvidos em língua inglesa.
Para mais informações sobre as atividades presenciais do projeto consulte: www.utopia500.net/valongo e consultar os separadores “Workshops Ecotopia”, “Género e Sustentabilidade”, “Outros Workshops”; e ainda, na página principal, o separador “Team”.
No ano letivo de 2019/2020, face ao surto de COVID-19, o projeto adaptou a sua estratégia pedagógica, tendo investido na produção de um número muito considerável de materiais didáticos, adaptados a diferentes níveis de ensino e aos temas oficiais, que poderão ser consultados aqui: https://www.utopia500.net/valongo-recursospedagogicos.
Para o ano letivo 2020/2021, a equipa está preparada para trabalhar tanto em regime presencial como em regime de semi-confinamento ou de confinamento.