Inaugurado projeto OPJV «Vamos dar Banho ao Cão»

Inaugurado projeto OPJV «Vamos dar Banho ao Cão»
06 Abril 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou o projeto do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) «Vamos dar Banho ao Cão», que teve como proponente Maria Idalina Coelho, vencedora na categoria extraescolar. O novo equipamento que foi instalado no exterior das Piscinas Municipais de Valongo possibilita melhores condições para as pessoas tratarem da higiene dos seus animais de estimação, inclusive cães de porte grande.

“O OPJV é um dos projetos de democracia participativa que mais nos orgulha. Temos conseguido envolver os jovens e motivá-los a intervir de uma forma mais construtiva e participativa nos atos de decisão e implementação de iniciativas de interesse público”, salientou José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, referindo que “a chave do sucesso deste exercício de cidadania é a execução dos projetos a 100%”.

De acordo com o autarca, “ao promover o OPJV, estamos a proporcionar aos jovens do Concelho de Valongo a possibilidade de apresentarem as suas preocupações, de aprenderem a negociar, a debater, a articular, a formular opiniões, desenvolvendo o espírito crítico, contribuindo para a resolução dos problemas da sua terra, ao mesmo tempo que fiscalizam a utilização dos recursos do Município e adquirem valores democráticos. Para além disso, através desta ferramenta, procuramos aproximar gerações, num diálogo constante, numa aprendizagem diária, que dê frutos e contribua para uma sociedade mais harmoniosa e justa para todos”.

O OPJV vai já na 8.ª edição e, sublinhou o autarca, “mais uma vez as expetativas foram superadas, mesmo com os constrangimentos impostos pela pandemia, temos 71 projetos tecnicamente válidos e prontos para serem votados”.

Nesta edição do OPJV, que arrancou no passado no dia 16 de novembro, o valor aumentou mais 50.000€, passando para o valor total de 200.000€, de modo a contemplar 20 projetos, com 10.000€ cada. Mantêm-se as 3 categorias existentes, sendo que a verba vai ser aplicada em 7 projetos escolares, 7 projetos extraescolares e 6 projetos gerações, que juntam seniores e jovens.

Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 35 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo e sejam leitores registados nas bibliotecas municipais do concelho. Todo o processo pode ser acompanhado através da Plataforma do OPJV, em http://opjv.cm-valongo.pt/