Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Inaugurado Centro de Hemodiálise no Hospital de Valongo

Notícias
Inaugurado Centro de Hemodiálise no Hospital de Valongo
img_1627
img_1634
img_1639
img_1565
img_1683
img_1702
img_1719
img_1742
img_1707
img_1569
img_1607
img_1567
img_1561
img_1559
29 Abril 2021

O Centro de Hemodiálise do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) instalado no Hospital de Valongo já foi oficialmente inaugurado e começa a tratar os primeiros doentes no dia 3 de maio. Marcaram presença na cerimónia inaugural deste equipamento público de excelência e de proximidade o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, e Manuel Pestana, Diretor do Serviço de Nefrologia do CHUSJ.

O Centro de Hemodiálise implicou um investimento de 900.000 euros e tem capacidade para tratar 140 doentes renais crónicos com as técnicas mais avançadas e com máxima qualidade. Esta unidade destina-se preferencialmente a residentes preferencialmente dos Concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto.

“Dar um passo destes é sempre positivo e diferenciador. Ganha o hospital, ganha o território, ganhamos todos”, considerou José Manuel Ribeiro, ressalvando que foi contra o encerramento do Serviço Urgência Básico há sete anos. “Continuo a achar que não foi uma decisão correta”, disse.
O autarca salientou também a importância para o Serviço Nacional de Saúde deste centro de hemodiálise que vem concorrer com o setor privado, sublinhando que se trata de “um exemplo da capacidade do SNS”.

Diogo Serra Lopes salientou que este “é um centro de vanguarda na tecnologia e na prática de gestão, que vai dar mais capacidade de resposta e melhores condições para os doentes que precisam de hemodiálise”.