Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Operação Tampinhas entregou andarilho a aluna do Agrupamento de Escolas de Alfena

Notícias
Operação Tampinhas entregou andarilho a aluna do Agrupamento de Escolas de Alfena
img_6273
img_6278
img_6306
img_6303
img_6312
img_6317
30 Abril 2021

No âmbito da Operação Tampinhas, foi atribuído mais um equipamento a uma instituição do concelho de Valongo. Desta vez, foi contemplado o Agrupamento de Escolas de Alfena, com um andarilho, que facilita a mobilidade de uma aluna do ensino especial.

A LIPOR associa-se desde 2006 ao movimento nacional de recolha de tampinhas, estando neste momento a receber as tampinhas de plástico, canalizando-as para reciclagem e utilizando o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares.
As tampinhas podem ser entregues por particulares, instituições ou empresas nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte. As tampinhas separadas serão depois recicladas e utilizadas para a produção de novos objetos, tais como tubos, vasos para plantas e cabides. Separar para reciclar significa que os materiais podem ter uma nova vida e que entram num novo ciclo, o que se traduz na poupança de recursos naturais.

NÃO SE ESQUEÇA! ENTREGUE AS SUAS TAMPAS NA LIPOR E COLOQUE AS GARRAFAS DE PLÁSTICO NO CONTENTOR AMARELO DO ECOPONTO.

Para saber mais sobre este projeto consulte o site da LIPOR https://www.lipor.pt/pt/aproximar/operacao-tampinhas/

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

A LIPOR tem como um dos seus pilares estratégicos o apoio à Comunidade em que está inserida, com particular enfoque junto das populações onde desenvolve a sua atividade. Na prossecução deste desiderato, a LIPOR pretende constituir um legado sólido para as gerações vindouras, assumindo como um desafio seu a promoção de práticas conformes com os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social.

A “Operação Tampinhas” é a resposta da LIPOR ao movimento da Sociedade Civil, em que Cidadãos separam as tampas de plástico das garrafas de plástico para líquidos alimentares, entregando-as a Entidades que possam promover a sua venda, destinando a receita à aquisição de aparelhos e equipamentos médicos, ortopédicos ou similares e sua disponibilização a pessoas individuais ou coletivas que deles necessitem.