Inaugurado Monumento aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado Monumento aos Combatentes do Ultramar
16 Maio 2021

Homenagear os militares que combateram no Ultramar, sobretudo aqueles que perderam a vida e eram naturais do concelho Valongo é o objetivo do novo monumento evocativo da memória dos Combatentes do Ultramar, localizado na Rotunda 1.º de Maio.

O Monumento aos Combatentes do Ultramar foi oficialmente inaugurado no dia 15 de maio pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelo Presidente Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Vale Neves, pela Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro e pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.

Na peça original em formato triangular da autoria do arquiteto Carlos Fazenda, estão gravados os nomes dos 26 militares naturais do concelho de Valongo que perderam a vida na guerra colonial.