Crianças e jovens com deficiência aproveitam férias inclusivas em Valongo

Crianças e jovens com deficiência aproveitam férias inclusivas em Valongo
img_20210715_121613
19 Julho 2021

OTL ESPECIAL@rte é um projeto pioneiro que arrancou em 2015, como forma de dar resposta às crianças e jovens com deficiência. Com esta resposta as famílias encontram uma solução no período de férias escolares, onde se ocupam com atividades lúdicas, culturais e pedagógicas.

No dia 12 de julho, teve início a edição de 2021 do OTL Especial @rte, dinamizado em parceria pela Educasom, Casa do Xisto e Câmara Municipal de Valongo.

Este ano, e ao longo das 7 semanas de atividades, serão descobertas e transformadas as 7 cores do arco-íris, todas elas repletas de magia, animação e simbolismo, trazendo alegria à vida das 12 crianças e jovens participantes em cada semana.

As atividades são diversas e contam com um ingrediente em comum: diversão. São dinamizados jogos, dança, dramatização, escrita, expressão plástica, educação musical, arte, culinária, educação física, atuações, visitas e muitas outras.

Na primeira semana, para arrancar a todo o gás, foi trabalhado o vermelho, seguindo-se todas as outras cores, nunca arrefecendo a motivação e o trabalho de todos/as, funcionários/as e voluntários/as que “abraçam” estes meninos e meninas com toda a dedicação.

Segundo a Vereadora de Ação Social da Câmara de Valongo, Manuela Duarte, “esta é uma atividade com imensa procura uma vez que a nível concelhio é a única oferta para este público.”

No total participarão 44 crianças e jovens e 4 Sementinhas, nome carinhoso dado aos e às jovens que já usufruíram deste projeto enquanto utentes e agora são voluntários/as.