Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Festa do Brinquedo encantou diferentes gerações

Notícias
Festa do Brinquedo encantou diferentes gerações
27 Setembro 2016

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa do Brinquedo regressou ao Centro Cultural de Alfena, de 23 a 25 de setembro, com a magia e o encanto das brincadeiras de antigamente, jogos tradicionais, brinquedos didáticos e muita animação.
Milhares de pessoas de diferentes gerações marcaram presença neste grande evento organizado para a preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, na cidade de Alfena conhecida como a "a Terra do Brinquedo". A Festa do Brinquedo foi mais um contributo para a promoção de Alfena e do concelho de Valongo como uma referência nacional neste contexto.
"O brinquedo é uma das nossas facetas identitárias. Tem um papel importantíssimo, que não deixa ninguém indiferente", salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que "a Festa do Brinquedo é um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular". Para isso, frisou o autarca, "é muito importante assegurar a colaboração quer das autarquias locais quer dos artesãos e industriais do brinquedo, que serão também fundamentais para a concretização da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português".
A Festa do Brinquedo dividiu-se em diferentes núcleos: marcas do concelho (brinquedo tradicional de chapa e de madeira), museus convidados, colecionismo, exposições, oficinas, atividades lúdicas (jogos didáticos, insufláveis, jogos tradicionais, etc.) e gastronomia. Paralelamente, decorreu um vasto programa de animação cultural em dois palcos, onde marcaram presença associações de todo o concelho. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, The Bitols e As Músicas da Sónia foram os cabeças de cartaz da programação, onde se destacou o palco de trabalho ao vivo, no jardim do Centro Cultural de Alfena, no qual, rotativamente, marcas do concelho e artesãos do brinquedo mostraram ao público como se constroem brinquedos tradicionais e artesanais.

Clique aqui para ver o álbum de fotografias do evento.