Festa do Brinquedo encantou diferentes gerações

Festa do Brinquedo encantou diferentes gerações
27 Setembro 2016

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa do Brinquedo regressou ao Centro Cultural de Alfena, de 23 a 25 de setembro, com a magia e o encanto das brincadeiras de antigamente, jogos tradicionais, brinquedos didáticos e muita animação.
Milhares de pessoas de diferentes gerações marcaram presença neste grande evento organizado para a preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, na cidade de Alfena conhecida como a "a Terra do Brinquedo". A Festa do Brinquedo foi mais um contributo para a promoção de Alfena e do concelho de Valongo como uma referência nacional neste contexto.
"O brinquedo é uma das nossas facetas identitárias. Tem um papel importantíssimo, que não deixa ninguém indiferente", salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que "a Festa do Brinquedo é um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular". Para isso, frisou o autarca, "é muito importante assegurar a colaboração quer das autarquias locais quer dos artesãos e industriais do brinquedo, que serão também fundamentais para a concretização da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português".
A Festa do Brinquedo dividiu-se em diferentes núcleos: marcas do concelho (brinquedo tradicional de chapa e de madeira), museus convidados, colecionismo, exposições, oficinas, atividades lúdicas (jogos didáticos, insufláveis, jogos tradicionais, etc.) e gastronomia. Paralelamente, decorreu um vasto programa de animação cultural em dois palcos, onde marcaram presença associações de todo o concelho. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, The Bitols e As Músicas da Sónia foram os cabeças de cartaz da programação, onde se destacou o palco de trabalho ao vivo, no jardim do Centro Cultural de Alfena, no qual, rotativamente, marcas do concelho e artesãos do brinquedo mostraram ao público como se constroem brinquedos tradicionais e artesanais.

Clique aqui para ver o álbum de fotografias do evento.