Município de Valongo participa na Semana Europeia da Democracia Local

Município de Valongo participa na Semana Europeia da Democracia Local
28 Setembro 2016

O Município de Valongo associa-se pelo terceiro ano consecutivo à Semana Europeia da Democracia Local, promovendo diferentes iniciativas, de 10 a 14 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde. A programação pretende alcançar vários tipos de públicos e inclui peças teatro, woskshops, uma exposição retrospetiva e o seminário subordinado ao tema «Transparência: Uma Comunidade participativa é uma comunidade mais esclarecida», com a participação do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Todas as atividades são de acesso gratuito, inclusive o espetáculo de encerramento «Gisberta», com a atriz Rita Ribeiro.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a refletir, sobre as suas responsabilidades como atores fulcrais nas sociedades democráticas.

Este ano, sob a temática 'Viver juntos em sociedades multiculturais: o respeito, o diálogo, a interação" os estados são convidados a organizar eventos públicos com o objetivo de interagir com os seus cidadãos, promovendo a consciência democrática e incentivando-os a participar nas oportunidades oferecidas por meio de processos de democracia participativa.

"É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local. Por isso, apostamos na implementação de medidas simples, como a comemoração da Semana Europeia da Democracia Local, que resultem de novas formas de encarar os recursos existentes, com mais transparência, proximidade, rigor e interação com os cidadãos", salienta José Manuel Ribeiro.