Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município de Valongo participa na Semana Europeia da Democracia Local

Notícias
Município de Valongo participa na Semana Europeia da Democracia Local
28 Setembro 2016

O Município de Valongo associa-se pelo terceiro ano consecutivo à Semana Europeia da Democracia Local, promovendo diferentes iniciativas, de 10 a 14 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde. A programação pretende alcançar vários tipos de públicos e inclui peças teatro, woskshops, uma exposição retrospetiva e o seminário subordinado ao tema «Transparência: Uma Comunidade participativa é uma comunidade mais esclarecida», com a participação do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Todas as atividades são de acesso gratuito, inclusive o espetáculo de encerramento «Gisberta», com a atriz Rita Ribeiro.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a refletir, sobre as suas responsabilidades como atores fulcrais nas sociedades democráticas.

Este ano, sob a temática 'Viver juntos em sociedades multiculturais: o respeito, o diálogo, a interação" os estados são convidados a organizar eventos públicos com o objetivo de interagir com os seus cidadãos, promovendo a consciência democrática e incentivando-os a participar nas oportunidades oferecidas por meio de processos de democracia participativa.

"É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local. Por isso, apostamos na implementação de medidas simples, como a comemoração da Semana Europeia da Democracia Local, que resultem de novas formas de encarar os recursos existentes, com mais transparência, proximidade, rigor e interação com os cidadãos", salienta José Manuel Ribeiro.

Programa