Construção da Casa da Democracia Local avança no terreno

0b1a8008
0b1a8031
27 Setembro 2021

A construção Casa da Democracia Local arranca oficialmente no dia 5 de agosto, com a assinatura do auto de consignação da empreitada, que foi adjudicada à empresa Tecnifeira – Engenharia e Construção, S A, pelo valor de 10.614.922,95€. O prazo de execução é de dois anos. O avanço das obras no terreno aguardava apenas o visto Tribunal de Contas.

O novo edifício que vai nascer nos terrenos entre a Avenida Emídio Navarro e a Rua Visconde Oliveira do Paço vai albergar os Paços do Concelho de Valongo, que estão provisoriamente instalados há mais de 33 anos no rés-do-chão de um prédio de habitação, bem como os restantes serviços municipais dispersos pelo concelho.

Além dos espaços para funções político-administrativas, a Casa da Democracia Local surge como um novo espaço para a comunidade, espaço de visitação, de encontro e debate, em que se pretende privilegiar a interação dos munícipes.

Da autoria do arquiteto Miguel Ibraim da Rocha, o projeto que remete para a figura da trilobite (marca geológica mais antiga do território de Valongo) permitirá acolher uma humanização do novo edifício e da Praça, como espaço de apropriação e utilização pública, reconhecendo aqui desde o primeiro momento o potencial dos elementos patrimoniais a criar de valor estratégico para a afirmação da cultura, quer regional quer nacional, assumindo o desafio da valorização dos elementos do património cultural imaterial do concelho.