Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo, Cidade Utópica

Notícias
Valongo, Cidade Utópica
08 Outubro 2016

O projeto «Valongo, Cidade Utópica» foi apresentado a 7 de outubro ao público no Auditório Dr. António Macedo, numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo - José Manuel Ribeiro, da Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Professora Doutora Fernanda Ribeiro e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo - Paula Sinde.
Nesta cerimónia, o grupo de alunos da Escola Secundária de Valongo apresentou publicamente o seu o projeto vencedor da Edição de 2016 do Concurso PAN-Utopia 2100, que visa o combate ao desperdício alimentar através de um frigorífico comunitário que brevemente será disponibilizado à comunidade.
Antes, a Professora Doutora da FLUP Fátima Vieira (Coordenadora do Polo do Porto do CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) deu a conhecer as iniciativas que estão a ser desenvolvidas no âmbito do protocolo entre o Município de Valongo e a FLUP. Fazem parte do projeto «Valongo, Cidade Utópica» as iniciativas PAN-Utopia 2100, que tem por objetivo sensibilizar as populações para a problemática do desperdício alimentar; e Grandes Mentes Utópicas, que visa a revalorização do património humano de Valongo, através da identificação de indivíduos cuja memória não faz parte da História urbana ou foi por ela esquecida. Está também a iniciar-se mais um subprojeto estreita parceria com o projeto internacional The Guest Book Project, no caso português visando a aproximação cultural às comunidades ciganas. Em todos os casos, pretende-se envolver estudantes de todas as idades e diferentes níveis de escolaridade.
Ainda no âmbito da apresentação pública do projeto «Valongo, Cidade Utópica», no Museu Municipal de Valongo foram inauguradas a exposição dos trabalhos finalistas do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia DPic Arquitetura, Arte e Imagem - Utopia 500 e a instalação Ecotopia que tem como curador o Professor Doutor Nuno Coelho (University of Arts, London/Ecotopia) e que integra a programação do London Design Festival.
Ecotopia é uma instalação que apresenta as visões sustentáveis de especialistas de renome em áreas como a ciência, a antropologia, a filosofia, os estudos políticos, o design e a arquitetura e que proporciona uma experiência tridimensional e multisensorial através da visão, da audição e do tato.
As obras expostas oferecem uma interpretação das visões desses especialistas de como poderá ser uma Ecotopia. A organização e curadoria das obras teve em conta temas recorrentes como comunidade, processo, energias renováveis, pensamento utópico, localização e a ideia de que fazemos parte da terra.
A instalação inspira-se no romance Ecotopia (1975), onde Ernest Callenbach nos incita a uma nova forma de pensarmos o mundo, colocando a sustentabilidade e preservação do planeta no centro dos nossos valores e das nossas ações para assim imaginarmos uma vida nova, longe do consumo e crescimento desenfreados. Como escreveu Callenbach em Ecotopia, "O mais importante é a ânsia de se viver em equilíbrio com a natureza, pisar levemente a terra, tratá-la como a uma mãe. Não deverá por isso surpreender que essa moralidade veja como suspeita a maioria dos processos industriais, horários de trabalho e produtos".
Ecotopia recria a instalação homónima que integrou o programa do London Design Festival (17-25 set.2016) em sintonia com o tema inaugural do London Design Biennale, "Utopia By Design", no âmbito das comemorações dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More.
Foi criado um catálogo em complemento à instalação contendo um curto ensaio assinado pelos membros da equipe da Ecotopia, as questões que colocaram aos especialistas, todas as respostas recebidas e ainda algumas ilustrações. A instalação é reforçada por um site (www.ecotopia2016.org) e por páginas de redes sociais (Facebook; Twitter (@Ecotopia2016); Instagram (www.instagram.com/ecotopialdn2016).
#Ecotopia2016
#ValongoCidadeUtopica