Rede de recolha seletiva porta-a-porta chega a 12.000 habitações

0b1a8853
0b1a8874
03 Novembro 2021

O Município de Valongo, dando continuidade à Estratégia de implementação da Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Papel/Cartão, Embalagens, Vidro e Resíduos Alimentares) promove um alargamento da rede de implementação deste serviço, que ao momento conta já com mais de 8.300 aderentes. Com este alargamento a mais de 4.000 habitações, o projeto abrangerá mais de 12.000 fogos e 36.000 munícipes.

O Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Vereador da Logística, Ivo Vale Neves, acompanharam hoje o processo de sensibilização onde se apresenta o sistema e se disponibiliza aos cidadãos os meios necessários para assegurar o sucesso da iniciativa. José Manuel Ribeiro apelou “à adesão da comunidade a este importante projeto e à participação na correta deposição dos resíduos, tornando este serviço num caso de sucesso e de promoção da Sustentabilidade do Território”, recordando que “estas apostas em projetos de sustentabilidade e promoção da economia circular contribuíram para que o Município conquistasse o European Green Leaf Award 2022, um prémio da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais.”

Este alargamento começou na Cidade de Alfena (zona do Reguengo) e incluirá, ainda, uma zona de Ermesinde (Sampaio), outra zona de Alfena (Transleça) e de Valongo (Centro da Cidade). Com a implementação desta fase, a Cidade de Alfena ficará totalmente coberta pelo Projeto.

Nesta fase do projeto “Reciclar é Dar+”, cada conjunto habitacional será equipado com contentores exclusivos, para a reciclagem dos vários fluxos. Neste projeto desenvolvido em parceria com a Lipor, destaca-se também a componente solidária, uma vez que os resíduos recicláveis entregues revertem num donativo a favor dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo. Quanto maior for a quantidade de resíduos separados corretamente, maior será o donativo.

Com a implementação deste sistema de recolha, + cómodo, + próximo, + funcional e + sustentável, reciclar é cada vez mais fácil.
Mais informações: https://www.lipor.pt/darmais/