Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Dia de Aulas ao Ar Livre assinalado na Escola Básica do Valado

Notícias
Dia de Aulas ao Ar Livre assinalado na Escola Básica do Valado
253840473_5178102265539207_3910113078055083172_n
08 Novembro 2021

A Escola Básica do Valado, em Valongo, foi selecionada para participar no projeto DIA DE AULAS AO AR LIVRE e a iniciativa decorreu no dia 4 de novembro.

O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e brincadeira ao ar livre sendo anualmente assinalado em 2 datas (Maio e Novembro) em vários países do mundo. Em Portugal, a campanha já impactou mais de 300.000 crianças ao longo de três anos. A participação não tem qualquer custo de participação, apenas a inscrição no website, que contempla um mapa bem como um conjunto de inspirações e recursos.

O Dia de Aulas ao Ar Livre é liderado pela Semble (anteriormente Project Dirt). A Semble, fundadora da campanha, trabalha com ONGs com foco nas áreas da educação e ambiente, que por sua vez promovem a campanha nos seus respectivos países, incluindo: Nature Play WA (Australia), United Way Colombia (Colômbia), ACE Trust (Índia), Movimento Bloom (Portugal), Symphonia for South Africa (África do Sul), Ulko-opet ry (Finlândia), Learning through Landscapes (Reino Unido e Irlanda) and Aktif Yasam Denergi (Turquia). Para mais informações visite: https://diadeaulasaoarlivre.pt/

O Movimento Bloom é uma Associação ambiental sem fins lucrativos cuja missão é promover, incentivar e divulgar a conservação do ambiente junto das crianças, famílias e profissionais de educação através de iniciativas que visam a sua ligação emocional à Natureza, contribuindo para que estas desempenhem um papel ativo na sua conservação.

A pesquisa do Dia de Aulas ao Ar Livre é uma pesquisa semestral com professores que participam dos dias de evento da campanha. Os dados são recolhidos e analisados anualmente desde 2015. A análise é efectuada pela Outdoor People com base nos resultados dos inquéritos recolhidos pela Semble. Somos particularmente gratos a Ed Baines e Helen MacIntyre, do UCL Institute of Education, que deram conselhos valiosos sobre as questões e análise de dados. Em 2019, 3.165 professores de 53 países responderam à pesquisa, 95% das escolas primárias.