Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Corredor do Rio Leça já tem sede e 4 milhões de euros para investir na reabilitação das margens

Notícias
Corredor do Rio Leça já tem sede e 4 milhões de euros para investir na reabilitação das margens
0b1a0302
0b1a0358
0b1a0401
0b1a0457
0b1a0382
0b1a0372
0b1a0319
0b1a0485
0b1a0503
0b1a0512
0b1a0526
0b1a0532
14 Novembro 2021

A sede da Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça, localizada nas instalações do Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio – Matosinhos, foi inaugurada no dia 13 de novembro. A cerimónia foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, contando também com a presença dos titulares dos órgãos sociais da associação, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, atual presidente do Conselho Executivo da Associação.

Após o ato de descerramento da placa inaugurativa da Corredor do Rio Leça, foi apresentado o Projeto de Recuperação do Rio Leça pelo Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e pelo Secretário Executivo da Corredor do Rio Leça, Artur Branco.

Durante a cerimónia foi também assinado o Protocolo de Cooperação Técnica entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Corredor do Rio Leça, tendo em vista a candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) para a realização da “Intervenção de Reabilitação e Valorização das Margens do Rio Leça e principais afluentes”, no valor de 4 milhões de euros.

O ato terminou com uma visita à intervenção de reabilitação do Rio Leça, no Parque das Varas.

"Estamos do lado certo da história. Passamos à ação, sem blá, blá, blá e criamos um infraestrutura azul, com relevância para a saúde, para a qualidade de vida e para o combate à solidão", salientou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, destacando que o Corredor do Rio Leça à semelhança da Associação Serras do Porto terá presidências rotativas.

A Associação de Municípios, Corredor do Rio Leça, é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio, dedicando-se à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de recuperação do Rio Leça.

A Corredor do Rio Leça surge com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

 

#rioleça
#corredordorioleça
#ambiente
#sustentabilidade
#santotirso
#valongo
#maia
#matosinhos