Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Identificado foco de poluição do Rio Ferreira

Notícias
Identificado foco de poluição do Rio Ferreira
img_20220103_154551
img_20220103_wa0013
ponte_couce_para_montante
ponte_couce_para_jusante
04 Janeiro 2022

Na sequência de um episódio de poluição verificado ontem no rio Ferreira – espuma a recobrir todo o leito do rio – detetado na zona da Azenha, em Campo, Técnicos dos serviços de ambiente e fiscalização ambiental do Município de Valongo, foram para o terreno na tentativa de identificar a proveniência do foco poluidor, tendo sido solicitado a colaboração de elementos da Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente (EPNA), do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Santo Tirso, da Guarda Nacional Republicana.

Como esta situação foi prontamente denunciada por um residente e pela Equipa de Sapadores Florestais que se encontrava a intervir no local, foi possível seguir o rasto dos vestígios da espuma até à zona industrial de Campo, nomeadamente, a linha de água designada por Ribeira de Santa Baia, adjacente à rede de águas pluviais da rua do Balteiro, em Campo. Após algumas diligências, como abertura de tampas de caixas da rede pública de drenagem de águas pluviais foi possível constatar vestígios de derrame de um produto como shampoo ou amaciador proveniente de uma empresa, tendo a EPNA tomado conta da ocorrência.

Atualmente, o problema de poluição encontra-se aparentemente minimizado. A chuva e o elevado caudal terão ajudado a diminuir impacto dos poluentes através da diluição e libertação do ar das espumas, o que terá levado a um impacto menor.

Agradecemos a prontidão no alerta que permitiu detetar a origem deste acidente com impacto nos recursos hídricos do concelho.
Bem-haja a todos que contribuem, com seus alertas, em prol do ambiente.