Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo adere à associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

Notícias
Valongo adere à associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
24 Outubro 2016

A partir de janeiro de 2017, o Município de Valongo passa a integrar formalmente a associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. O processo de adesão foi aprovado por unanimidade, mediante processo de consulta escrita, pelos associados desta organização de cooperação transfronteiriça.
"A adesão ao Eixo Atlântico é mais uma oportunidade para projetar e afirmar o Município de Valongo no contexto regional, nacional e internacional, através da valorização da sua identidade e da sua capacidade e potencial de desenvolvimento", considera presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, apontando a captação de fundos comunitários como uma das vantagens da participação nas redes de cooperação e centros de decisão supra locais.
A adesão do Município de Valongo à Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular permitirá, de acordo com o autarca, "uma maior integração neste movimento de afirmação e de desenvolvimento socioeconómico desta Euro-região Norte Portugal-Galiza, representando ainda uma janela de oportunidade para reposicionar o concelho em matéria de influência, de competitividade económica e incremento da internacionalização da base produtiva, participando simultaneamente".
Criada em 1992, a associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma das redes de cooperação de municípios que se destaca no território transfronteiriço da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Com o objetivo do desenvolvimento económico, social, cultural, tecnológico e científico das cidades desta euro-região, esta associação tem realizado um trabalho importante na promoção do desenvolvimento regional-local, funcionando como uma plataforma de diálogo e de identificação de oportunidades e desenvolvimento de iniciativas e projetos conjuntos entre municípios destes países vizinhos.
As áreas prioritárias intervenção da associação Eixo Atlântico compreendem o estudo e as infraestruturas das cidades, a solidariedade social, a proteção do ambiente, o turismo e todas as atividades sociais, culturais e desportivas que se identifiquem com as raízes e a identidade dos Municípios associados e que favoreçam o desenvolvimento coeso e sustentado do sistema urbano do Noroeste da Península Ibérica.
A associação presta ainda serviços de apoio e consultoria aos organismos públicos associados, que pretendam apresentar candidaturas ao Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha Portugal 2014-2020 - Programa Interreg V, ao qual a União Europeia alocou uma dotação financeira de 288 milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para o desenvolvimento de projetos comuns aos dois países.