Câmara Municipal atribuiu 40.000€ de apoios às IPSS do concelho

0b1a6595
0b1a6600
13 Janeiro 2022

Reconhecendo o inegável papel das entidades do setor social e solidário, com o propósito de incentivar e apoiar a sustentabilidade económica e financeira das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas, a Câmara Municipal de Valongo atribuiu apoios no valor global de 40.000€, de forma a contribuir também para a manutenção do regular desenvolvimento das respostas e serviços prestados.

O ato público de atribuição dos subsídios às IPSS realizou-se no dia 13 de janeiro de 2022, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, da Vereadora da Ação Social, Manuela Duarte, e dos dirigentes das instituições que formalizaram a respetiva candidatura até 22 de dezembro de 2021: AVA - Associação Viver Alfena, Centro Social e Paroquial de Alfena; Centro Social e Paroquial de Santo André de Sobrado; ADICE; Associação Helpo; Centro Social de Ermesinde; Mais Valongo - Associação de Apoio a Comunidade; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Gondomar Valongo; Casa do Povo de Ermesinde; Lar Marista de Ermesinde; Associação Ermesinde Cidade Aberta; Associação de Promoção Social do Calvário em Campo. Aguarda-se a conclusão do processo da Associação de Socorros Mútuos e Fúnebre do Concelho de Valongo, que também tem apoio aprovado.

Estas entidades do setor social e solidário têm assumido uma posição de enorme preponderância no estabelecimento e desenvolvimento de um conjunto de respostas sociais, atuando nos mais diversos níveis:
- Infância e juventude - Creche, Pré-escolar, CATL, CAT, Lar de infância e juventude;
- População adulta - Centro de convívio, Centro de dia, Serviço de apoio domiciliário, ERPI /estrutura residencial para idosos, Lar residencial, CAO;
- Família e comunidade - CAV, Comunidade de inserção, Cantina social, loja social, banco de ajudas técnicas e apoio alimentar.

O apoio concedido nas suas despesas de atividade corrente teve também em consideração as consequências económicas e sociais da pandemia que atingiu todos os setores de atividade fazendo-se sentir, com mais acutilância, nas instituições particulares de solidariedade social e entidades equiparadas que prestam apoio aos cidadãos mais vulneráveis.