Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Projeto "A Fruta vai à Escola" chega a mais de 3.000 crianças

Notícias
08 Novembro 2016

O Município de Valongo está a promover o Projeto "A Fruta vai à Escola", que garante a distribuição gratuita de fruta na sala de aula, duas vezes por semana, aos 3.174 alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas da rede pública do concelho de Valongo.
"Esta iniciativa que implica um investimento de 32.000EUR tem um impacto muito positivo nas famílias e na formação de cidadãos felizes e ativos", salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que no arranque do projeto verificou o sucesso desta iniciativa na Escola Básica Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, acompanhado pelo Vereador da Educação, Orlando Rodrigues, e membros da comunidade educativa.
"Ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável é essencial para combater a obesidade infantil e as restantes doenças associadas", referiu o autarca, sublinhando também que esta é mais uma iniciativa enquadrada na filosofia da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis que o Município de Valongo integra.
Além desta distribuição das peças de fruta na sala de aula com o acompanhamento dos professores, o programa Regime de Fruta Escolar exige a elaboração de iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares. Assim, e em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Alfena, Campo, S. Lourenço, Ermesinde, Valongo e Vallis Longus vão ser promovidas uma série de atividades como organização de aulas de degustação, manutenção de atividades de jardinagem, organização de visitas a explorações agrícolas e medidas destinadas à educação das crianças sobre a agricultura, os hábitos alimentares saudáveis e as questões ambientais relacionadas com a produção, a distribuição e o consumo de frutas e produtos hortícolas.