Alimentação saudável em todas as escolas

Alimentação saudável em todas as escolas
11 Novembro 2016

O Município de Valongo está a implementar um projeto educacional de promoção de hábitos alimentares saudáveis, promovido pela empresa de refeições escolares ITAU em parceria com a Nutri Ventures (marca de entretenimento infantil).
Este projeto dirige-se a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo (cerca de 4.600) e vai ser desenvolvido nas 29 Escolas Básicas localizadas no concelho de Valongo. O objetivo é envolver e sensibilizar crianças, pais e professores para o compromisso da alimentação saudável.
Conscientes da importância da promoção de projetos educacionais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis junto das crianças, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Vereador da Educação, Orlando Rodrigues, assistiram ao arranque do projeto no dia 11 de novembro na Escola Básica do Valado, em Valongo.
"O nosso objetivo é que todas as crianças que frequentam a escola pública tenham acesso a projetos de educação para a cidadania e para a saúde. Apelo à participação de toda a comunidade educativa nesta caminhada para formar cidadãos plenos", frisou José Manuel Ribeiro, agradecendo aos parceiros do projeto.
A série de animação infantil Nutri Ventures dedica-se exclusivamente a promover a alimentação saudável com vista a combater a obesidade infantil. As personagens passam uma mensagem positiva sobre a temática, contribuindo para que as crianças associem bons sentimentos a comida saudável.
Com recurso à animação pedagógica, o projeto Nutri Ventures promove a alimentação saudável através da redução do consumo de sal e de açúcares simples e do aumento do consumo de proteína de origem vegetal (por exemplo, leguminosas) em detrimento da proteína de origem animal.
Entre outras atividades, o desenvolvimento do projeto implica a entrega de desenhos para colorir, fascículos de banda desenhada, autocolantes, folhetos para os pais, desafios na sala de aula e inquéritos para pais e professores.