Comissão de Honra das comemorações dos 180 anos do Município

Comissão de Honra das comemorações dos 180 anos do Município
15 Novembro 2016

A Comissão de Honra das Comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo foi recebida nos Paços do Concelho, no dia 15 de novembro. A Comissão de Honra é constituída por todos os atuais e antigos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e também das Juntas e das Assembleias de Freguesia do Município de Valongo, que aceitem associar-se às comemorações.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, apresentou e contextualizou o projeto das comemorações, apelando ao envolvimento de todos os autarcas e ex-autarcas conhecedores da história do concelho e ao seu contributo para o sucesso do programa comemorativo.
As comemorações dos 180 anos do Município de Valongo têm início a 29 de novembro de 2016, quando se completam exatamente 180 anos da elevação a concelho por Passos Manuel e D. Maria II.
As celebrações têm início logo de manhã com o toque festivo dos sinos nas Igrejas Matrizes das várias freguesias, incluindo também a entrada da Fanfarra nas principais ruas da cidade de Valongo, o hasteamento das Bandeiras na Sede Município, nos Antigos Paços Concelho e nas Juntas Freguesia e um apontamento teatral no exterior dos Antigos Paços Concelho. O programa do dia 29 de novembro termina com uma Sessão Solene no edifício dos Antigos Paços do Concelho (atual Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo).
Ao longo de um ano serão realizadas várias iniciativas alusivas à importância desta efeméride, procurando assinalar-se de forma marcante e digna a passagem deste tempo que conferiu individualidade autárquica e reforçou a identidade da nossa terra.